Rádio Ciência entrevista mestre em Letras que realiza pesquisa sobre Josué Montello e o cotidiano do autor

publicado: 26/04/2022 10h20, última modificação: 26/04/2022 13h28

O quadro Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 entrevistou o mestre em Letras Mauro César Vieira, que desenvolve pesquisa sobre as relíquias deixadas pelo escritor, jornalista, professor e teatrólogo maranhense Josué Montello, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA. Os diários deixados pelo autor, segundo o aluno, descrevem mais de quarenta anos não apenas de sua história, mas também o que ocorria na histórica São Luís.

O discente investigou os diários deixados pelo autor que narravam os fatos que ocorreram em São Luís, compilando mais de quarenta anos da vida do ilustre escritor maranhense. Entre os fatos encontrados, o pesquisador encontrou mais detalhes do evento que embasou as obras “O Crime da Baronesa” e “Os tambores de São Luís”, em que Montello narra os contextos sociais, econômicos e políticos da época.

Os escritos históricos também discorriam sobre a rotina e o método de escrita de Montello. Mauro César explica que, pela pesquisa, constata-se que o escritor acordava muito cedo para uma rotina intensa de produção e de reescrita de seus livros. Montello só lançava uma obra após esta ser reescrita duas vezes e costumava visitar os locais que eram cenários das suas narrativas, a exemplo do Cais da Sagração, no livro intitulado como o antigo porto da capital maranhense.

A pesquisa, conforme o discente descreveu, serve de impulso para entender como é o processo e a construção da escrita montelliana e de ajuda para assuntos que ainda não foram investigados nas obras do autor, além de construir um arcabouço sobre as produções de Motello, não apenas para o estudo das letras, visto que os livros publicados pelo consagrado autor maranhense servem de referencial para os estudos geográficos, históricos, jurídicos e políticos.

Confira a entrevista completa no site da Rádio Universidade FM 106,9.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque