Rádio Ciência divulga trabalho sobre as consequências do consumo de alimentos ultraprocessados

publicado: 14/03/2023 13h10, última modificação: 14/03/2023 17h00

O programa Rádio Ciência divulgou, na sexta-feira, 10, o trabalho da doutora em Saúde Coletiva pela UFMA Lívia Carolina Sobrinho Rudakoff, que analisa os efeitos do consumo de ultraprocessados na composição corporal de adultos, alertando para os malefícios desses. Os alimentos analisados na pesquisa são descritos pela pesquisadora como formulações industriais, caracterizados por serem ricos em sódio, açúcares, gorduras trans, gordura saturada e diversos outros aditivos e conservantes.

Lívia analisa que, por causa da sua composição nada saudável, o consumo de ultraprocessados está ligado diretamente a diversas doenças crônicas não transmissíveis, tais como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, além de obesidade e sobrepeso. O consumo desses produtos vem sendo crescente no Brasil, em que a média supera 19%, e pode chegar até mais de 60% em algumas regiões, sendo crescente, inclusive, em comunidades indígenas e quilombolas.

A pesquisa foi desenvolvida em parcerias com outras instituições como a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e a Universidade de São Paulo (USP), Câmpus de Ribeirão Preto, em que foram analisadas as consequências na composição corporal de adultos. “Como resultado, verificamos que o consumo desses alimentos está ligado ao aumento da massa gorda, redução da massa muscular nas mulheres e, a longo prazo, a alteração da massa óssea de ambos os sexos”, ressalta a pesquisadora.

Também explica que esses resultados apontam a necessidade de promoção de políticas públicas para diminuição do consumo desses alimentos, além da popularização da “regra de ouro” do guia alimentar: descasque mais e desembale menos. “Dentro dessas políticas, que regulamentarão a produção, distribuição e comercialização desses alimentos, podemos citar outras experiências bem-sucedidas desenvolvidas em outros países, como o México, que fez diferenciação na rotulagem e publicidade para crianças”, expõe.

Confira o programa pelo site da Rádio Universidade e no Spotify:

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro