Rádio Ciência destaca projeto voltado a estudantes do ensino fundamental na área Itaqui Bacanga

publicado: 03/11/2022 16h19, última modificação: 04/11/2022 15h23
Rádio Ciência.png

Na edição do dia 19 de outubro, o programa Radio Ciência, da Rádio Universidade FM, entrevistou Welton Vale Pereira, acadêmico do curso de Licenciatura em História, que atua como professor e coordenador responsável pela sexta edição do Seminário Interdisciplinar de Incentivo à Pesquisa (Semip), realizado no Instituto Educacional Menino Jesus, na região Itaqui-Bacanga.

O seminário tem por objetivo formar alunos pesquisadores no eixo Itaqui-Bacanga. “O aprendizado de ser pesquisador, de buscar informação na Universidade e dar resposta social à comunidade possibilitou intervir na comunidade Anjo da Guarda e de todo o eixo Itaqui-Bacanga”, disse.

O projeto, que insere jovens do ensino fundamental na pesquisa cientifica desde 2015, atende a todos os critérios da produção científica geral, seguindo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e envolve hoje 250 alunos pesquisadores, além de egressos da instituição que retornam como monitores do projeto.

As atividades terão início mediante a seleção dos temas feita pelos estudantes, que, em seguida, começam as pesquisas que duram seis meses. Os alunos serão orientados por um professor, os quais realizarão visitas externas, debates em classe, levantamentos bibliográficos e análises. Após a conclusão das pesquisas, os estudantes compartilharão os resultados da busca em uma apresentação livre para toda a escola, onde apresentarão os resultados sociais e ambientais em suas respectivas áreas de atuação.

Confira esta edição da Radio Ciência na integra por meio do Portal Universidade FM 106.9, ou em plataformas como Spotify ou Deezer.

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro