Rádio Ciência destaca professor que publicou artigo na revista Science sobre manguezais brasileiros

publicado: 19/04/2022 09h32, última modificação: 19/04/2022 22h24

A reportagem do programa Rádio Ciência de terça-feira, 13, destacou a pesquisa de professor de Oceanografia e Liminologia da UFMA sobre os manguezais brasileiros. O artigo foi publicado na revista internacional Science, um dos periódicos mais importantes de todo o mundo. O docente aproveitou a ocasião para chamar atenção para a preservação dos ecossistemas manguezais.

O artigo do professor Denilson Bezerra, intitulado “Manguezais do Brasil: armazenamento natural do carbono”, faz um levantamento da captação e retenção do Dióxido de Carbono (CO) da atmosfera terrestre pelos mangues e constata que a biossistema consegue captar até dez vezes mais de carbono comparado às florestas de terra firme.

O docente também alerta que o Brasil possui a maior extensão de área contínua de manguezais. “Só do Maranhão ao Pará são mais de sete mil metros quadrados, uma das maiores áreas totais de mangues, perdendo apenas para a Indonésia. O país precisa compreender esse fenômeno para excluir o dióxido de carbono de forma natural e preservar esses ecossistemas”, completou.

A pesquisa foi feita em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), e reafirma a necessidade de políticas públicas para a preservação desses ambientes naturais como políticas para evitar as mudanças climáticas.

Confira a entrevista completa no Portal Universidade FM 106,9.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque