Rádio Ciência destaca pesquisadores da UFMA que trabalham no desenvolvimento de nova terapia para combate ao câncer nos ossos

publicado: 27/05/2021 12h38, última modificação: 27/05/2021 17h39

O “Rádio Ciência”, programa da Rádio Universidade, destacou a nova terapia para o tratamento do osteossarcoma, o tipo mais comum de câncer nos ossos, que está sendo desenvolvida numa parceria entre pesquisadores da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) da Universidade Federal do Maranhão e do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN).

A professora Luciana Alencar, coordenadora do Laboratório de Biofísica e Nanossistemas da UFMA, explicou sobre a nova terapia, realizada, por enquanto, de forma in vitro, que traz a interação entre o cloreto de rádio e o grafeno. Segundo a pesquisadora, esse tipo de procedimento pode reduzir drasticamente os custos e os efeitos colaterais de uma dose de radioterapia no futuro.

Ouça o programa Rádio Ciência completo no site ou Spotify para obter mais detalhes sobre a nova terapia.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa