Rádio Ciência destaca pesquisa feita em parceria com a Unicamp que aborda energias verdes

publicado: 23/02/2023 11h25, última modificação: 24/02/2023 18h43

Na quinta-feira, 16, a reportagem do programa Rádio Ciência da Rádio Universidade 106,9 destacou o estudo "Operação ótima dos recursos energéticos de uma microrrede em modo on-grid". Desenvolvida em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), a pesquisa de Kevin dos Santos, aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão, aborda os conceitos de energia verde, distribuição e consumo de energia elétrica. O estudo contou com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Instituto de Energia Elétrica (IEE) da UFMA e da empresa CPFL Energia.

Uma microrrede é definida como uma rede localizada de distribuição e consumo de energia elétrica, que pode operar de forma isolada ou conectada à rede convencional, de forma a manter o fornecimento de energia de uma determinada área. Segundo Santos, a principal vantagem delas é que podem ser compostas por fontes renováveis de energia, como a eólica, solar e oceânica, entre outras, o que significa que elas não emitem gases de efeito estufa, já que não emitem poluentes.

Nesse contexto, o estudo buscou analisar os impactos da utilização de um Sistema de Armazenamento de Energia com Baterias (Saeb) em uma microrrede desenvolvida na Unicamp, afirma o pesquisador. "O objetivo principal do meu trabalho era justamente definir uma maneira eficiente de usar essas minhas baterias, visando tanto a benefícios ambientais como benefícios econômicos. Basicamente, eu precisaria ver qual era o melhor horário de carregar essas baterias e qual era o melhor horário para descarregá-las, aproveitando, da melhor forma possível, os custos envolvidos nessa geração de energia", completou.

Como, no caso de muitas fontes de energia renováveis, a produção de energia não é contínua – não há geração de energia solar durante a noite, por exemplo – e as baterias servem para suavizar a variabilidade na produção, aumentando a confiabilidade das microrredes. Para Santos, o resultado da pesquisa pode incentivar grandes empresas a buscarem por fontes de energia sustentáveis, a fim de "descarbonificar" a matriz energética brasileira.

"Pelo fato de estimular a criação de novas microrredes eficientes, conseguiremos, consequentemente, estimular a geração de energia baseadas em fontes renováveis. Dessa forma, será possível diminuir as emissões de gases de efeito estufa, como o CO2, por exemplo", ressaltou o pesquisador.

Confira o programa completo:

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro