Rádio Ciência destaca grupo de pesquisa que mapeia desigualdades de raça e gênero no jornalismo maranhense

publicado: 28/04/2022 13h43, última modificação: 29/04/2022 16h14
Rádio Ciência destaca grupo de pesquisa que mapeia desigualdades de raça e gênero no exercício do jornalismo no Maranhão.png

A temática da reportagem no Rádio Ciência da Universidade FM 106.9 nesta quinta-feira, 28, é a pesquisa realizada pelo Grupo Maria Firmina dos Reis, vinculado ao curso de Comunicação Social - Jornalismo do Câmpus de Imperatriz. As atividades do grupo têm o objetivo de constatar e analisar as desigualdades e discriminações de raça de gênero no exercício profissional do jornalismo no estado.

A professora Leila Sousa, vice-líder do grupo de pesquisa, comenta que são analisados vários eixos que contribuem para a análise e compreensão da origem da discriminação e propor melhorias. O grupo analisa fatores como carga horária, oportunidades no mercado, formação acadêmica, distribuição de carga horária, remuneração e outros aspectos.

O grupo Maria Firmina dos Reis analisa fenômenos relacionados à comunicação, raça, gênero e assédio, também busca ampliar as pesquisas relacionadas aos temas e apagar o silenciamento dos casos de assédio, preconceito e desigualdades no ambiente de trabalho. O Núcleo, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, busca construir uma base acadêmica e estatística, para ajudar o número de denúncias sobre assédio e discriminação e também levantar um referencial acadêmico que fundamente novas pesquisas científicas para o jornalismo.

Mais informações sobre o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Maria Firmina dos Reis podem ser encontradas no perfil oficial no Instagram. Todos os pesquisadores são convidados a participar das atividades do núcleo.

Confira a entrevista completa no Portal Universidade FM 106,9.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Bruna Castro