Rádio Ciência de quarta-feira, 16, destacou pesquisas de engenheira química da Baixada Maranhense sobre diagnóstico de câncer de próstata

publicado: 17/03/2022 12h54, última modificação: 17/03/2022 22h09

O programa Rádio Ciência dessa quarta, 16, destacou a pesquisa da engenheira química Anízia Durans, natural de Santa Helena do Maranhão, na Baixada Maranhense, e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. O objetivo do estudo foi desenvolver um biomarcador para diagnóstico do câncer de próstata com a utilização da urina do paciente. A estudante foi orientada por um dos mais importantes quimiometristas do Brasil, Waldomiro Borges Neto. O programa está disponível no site da Rádio Universidade 106,9.

A pesquisa foi publicada em uma das revistas de química analítica mais conceituadas da área, a Analytical Chemistry. A estudante conta que sua contribuição foi importante para aplicar métodos estáveis e simples para o sucesso da pesquisa. “O meu trabalho, especificamente, foi fazer a aplicação de métodos quimiométricos para correlacionar todas as informações extraídas da urina com as propriedades de interesse, no caso, diagnosticar o câncer”, relatou.

O estudo foi realizado com o apoio de pesquisadores do College of Medicine da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, e com parceria do professor Frederico Garcia Pinto, da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais. Os métodos desenvolvidos foram considerados aptos para o diagnóstico da doença e podem ser utilizados em breve como substituição dos métodos tradicionais.

“Os resultados de classificação foram bastante satisfatórios e conseguiram diagnosticar com precisão todos os pacientes, e o nosso próximo passo é validar esses modelos e comparar a eficiência”, explicou a engenheira.

Confira a entrevista no site da Rádio Universidade 106,9

Por: Andressa Algave