Quinto editorial do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia Sonora discute a ecologia acústica, a ecologia sonora e a música

publicado: 13/12/2021 11h02, última modificação: 13/12/2021 16h18

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia Sonora (Gepes), vinculado ao Mestrado Profissional em Artes (Profartes), lançou no dia 4 deste mês a quinta edição de seu editorial semestral. A edição conta com uma entrevista com o professor e pesquisador Marcelo Petraglia, do Instituto OuvirAtivo, de São Paulo, em que ele fala um pouco sobre sua formação, experiência e caminhos sonoros.

O Gepes é liderado pelo professor Marco Aurélio, do Profartes, em que explicou que o editorial debate a Ecologia Acústica, a Ecologia Sonora e a Música. “Nós investigamos a interface entre som, ambiente, os desdobramentos disso na vida das pessoas, poluição sonora e como isso implica na educação musical ou na falta dela na escola”, contou.

O docente também deu mais detalhes sobre o conteúdo da publicação. “Nesse editorial nós trazemos a entrevista com esse pesquisador de São Paulo, que fala justamente sobre isso, sobre educação, sobre a diferença entre ecologia acústica e ecologia sonora, e sobre educação musical”, explicou.

O Gepes foi criado em 2010 e tem parcerias internacionais, como é o caso da colaboração com a European Review of Artistics Studies (Eras), que reúne pesquisadores de diversos países.

Leia o editorial

Por: Andressa Algave