Quatro cursos na modalidade a distância da UFMA são bem avaliados no Guia da Faculdade 2021

publicado: 10/11/2021 16h12, última modificação: 11/11/2021 20h31

A procura pela modalidade de ensino a distância (EaD) segue em alta no país segundo dados do Censo da Educação Superior, isso mesmo antes dos tempos de pandemia. A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), tem elevado a qualidade desses cursos no estado, tanto que, na última edição do Guia da Faculdade do jornal Estado de S. Paulo, foram avaliados quatro cursos da UFMA na modalidade a distância, e todos obtiveram o conceito “Muito Bom” e “Bom” no ranking nacional.

Os cursos EaD da instituição estrelados no Guia da Faculdade 2021 são de Administração, Administração Pública e Matemática, com 4 estrelas, equivalente ao conceito “Muito Bom”; e Química, com 3 estrelas, com o status “Bom” na avaliação.

A dedicação e o compromisso com esses cursos foram ainda mais significativos no planejamento da DTED na gestão do reitor Natalino Salgado, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação. Sob a responsabilidade da Diretoria, a UAB oferece dez cursos de graduação na modalidade a distância, distribuídos em 29 polos no Maranhão. Desses, 11 foram implantados nesta nova gestão.

Essa conquista é uma construção coletiva que começa com o apoio institucional ao ampliar as atividades da DTED e aproximar os cursos EaD dos outros departamentos da Universidade, o que acelerou nossas decisões e soluções de problemas e acentuou o papel das coordenações de curso e intensificou o trabalho de criação dentro da Diretoria para termos processos mais efetivos, tecnologias úteis para educação e metodologias de aprendizagem adequadas aos cursos”, frisa a coordenadora da UAB-UFMA, Amanda Aboud.

Para a coordenadora, o Guia da Faculdade mostra, de certa forma, como os cursos EaD da Universidade são vistos hoje no mercado. “Os cursos EaD da UFMA são desenvolvidos dentro da DTED e a dedicação da equipe em suas diversas atividades – administrativas, tecnológicas e pedagógicas – contribuem para o bom andamento do curso. A interação com as coordenações de curso, professores e tutores permite que consigamos o objetivo de ofertar cursos cada vez melhores e assim contribuir para formação dos nossos alunos e o desenvolvimento do nosso estado”, destaca Aboud.

Segundo a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o desempenho dos cursos na modalidade a distância é reflexo do pioneirismo e da dedicação desta gestão em reconhecer a importância e o interesse da sociedade, cada vez mais latente, na busca pela qualidade nos cursos EaD.

A EaD já é uma modalidade de ensino bastante reconhecida nas instituições de ensino superior no Brasil e no mundo. Nas universidades públicas, decerto que ela deixará de ser ‘um tipo de ensino à parte’ para se tornar reconhecida pelo valor e pelas possibilidades de aprendizagem, de desenvolvimento e de formação que apresenta. Dessa maneira, a DTED tem trabalhado incansavelmente para melhorar as estratégias pedagógicas e as tecnologias para atender à população com qualidade e de forma democrática”, apontou a diretora.

Sobre o Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade do jornal Estado de S. Paulo é realizado em parceria com a Quero Educação. A metodologia utilizada é a avaliação por professores que atuam no ensino superior são convidados a avaliar a qualidade de quase 16 mil cursos em todo o Brasil.

Neste ano, pela primeira vez, o coordenador de cada curso avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da graduação, com foco em três aspectos: corpo docente (perfil dos professores e dados quantitativos), projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Nesta edição, o Guia da Faculdade avaliou 79 cursos de graduação da UFMA, presencial e EaD. Para conhecer a avaliação de cada um, basta utilizar o mecanismo de busca disponível na página do Guia da Faculdade.

Por: Maiara Pacheco