Quarto episódio da série de podcast do projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão destaca aspectos da Imprensa no século XXI no estado

publicado: 17/09/2021 12h00, última modificação: 08/10/2021 16h24

Com o tema “A Imprensa no Maranhão durante o século XXI”, foi lançado, na quarta-feira, 15, o quarto episódio da série de podcasts do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão, produzido pelo respectivo Núcleo de Audiovisual da iniciativa. Esta edição abordou os desafios do jornalismo e aspectos da imprensa maranhense no século XXI e contou com a participação de Thaisa Cristina Bueno, docente da Coordenação do Curso de Jornalismo (Cojo) do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Câmpus de Imperatriz.

O produtor da série de podcast do projeto, Rildo Corrêa, enfatizou que essa edição elucida como a internet mudou as rotinas produtivas da imprensa na apuração de notícias, na elaboração dos textos e na definição das pautas. “Atualmente, há mecanismos que facilitam identificar o perfil e o gosto do público. Todos esses aspectos ajudam nessa definição do que pode vir a ser notícia. A entrevistada desta edição, a professora Thaisa Bueno elencou desafios a serem superados, como questões econômicas, por exemplo. É necessário ocupar os espaços, desenvolver atividades e ao mesmo tempo ser economicamente rentável”, afirmou.

Já para o editor da série de podcast, Ivo Eriky Ramos, a edição dos podcast da série do projeto 200 anos de Imprensa no Maranhão baseia-se na escolha de recortes que atendam aos objetivos de cada podcast e que apresentem informações claras. “O que mais me chamou atenção na montagem deste último podcast foi a relação entre internet e imprensa e como ela muda, mesmo que de forma lenta, o modo de produção e disseminação de informações por meio dos veículos digitais”, finalizou.

Ouça o quarto episódio da série:

Saiba mais

Essa edição teve a produção de Rildo Corrêa e de Nelciane Dias, edição de Ivo Eriky Ramos, locução de Thaís Andrade e coordenação geral de Marcos Fábio Belo Matos, vice-reitor da UFMA e professor do DCS. Vale ressaltar que o projeto 200 anos de Imprensa é desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão — por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) — com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale.

Sobre o projeto

O projeto visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.

Em abril de 1821, foi fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Atenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se “O Conciliador do Maranhão” e se tornou o marco inicial da atividade jornalística que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.

Para comemorar esse momento, a UFMA está organizando uma série de eventos em 2021. As ações estão sendo organizadas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade (DCom).

Por: Allan Potter