Quarta etapa do "Bibliotecas da UFMA Solidárias" viabiliza compra de piso para reforma de creche comunitária

publicado: 30/04/2021 18h27, última modificação: 03/05/2021 18h52
Quarta etapa do Bibliotecas da UFMA Solidárias viabiliza compra de piso para reforma de creche comunitária (4).jpeg

Neste período de pandemia, a solidariedade pelo próximo tem se tornado fundamental para, em união, vencer esta batalha. Com esse espírito de ajudar o próximo, a Diretoria Integrada de Bibliotecas lançou em julho de 2020, a campanha “Bibliotecas da UFMA Solidárias”, que nesta sexta-feira, 29, completa sua quarta etapa de apoio e auxílio à creche comunitária “Cristo Rei”, localizada na área Itaqui-Bacanga.

A diretora da DIB, Cenidalva Teixeira, lembra que esse projeto nasceu de uma reflexão pessoal, quando optou, em seu aniversário, em vez de receber presentes, receber doações para ajudar as pessoas que mais precisam neste período pandêmico. Ela conta que pediu para seus familiares doações, arrecadando alimentos, material de higiene pessoal, entre outros, e, desde então, ela levou a ideia para a DIB, a qual foi incorporada por todos os servidores do setor.

“Neste momento tão delicado, o que mais vemos são pessoas que precisam de uma atenção maior, de uma ajuda, até mesmo para sobrevivência, então, nada melhor que nos unirmos em um ato de amor e solidariedade para ajudarmos quem mais precisa”, relatou.

Nesta 4ª etapa, houve uma participação ativa do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio, dos servidores da Superintendência de Infraestrutura, da Biblioteca e demais setores da UFMA, que realizaram doações não só de cestas básicas, mas também de aporte financeiro para a compra do piso da creche e do material necessário para a sua instalação, além de outros materiais que viabilizem a reforma da creche.

A primeira etapa do projeto contemplou estudantes do curso de Biblioteconomia em vulnerabilidade socioeconômica e também as pessoas que trabalham na área de serviços gerais. “Desde a primeira ação, o projeto vem ajudando a creche comunitária Cristo Rei, coordenada por nossa querida D. Terezinha, que tem feito todos os esforços para dar condições não só a essas crianças, mas, nesse momento de dificuldade, às mães também. Já fizemos doações de vestuário, de brinquedo e material escolar. Aproveitamos o momento para pedir, quem tiver interesse em participar da doação, que pode entregar na Biblioteca Central da UFMA”, contou Cenidalva.

Ela afirma que o projeto continuará enquanto estivermos neste período de pandemia. “É muito importante que as pessoas sejam solidárias. Qualquer pessoa que queira doar uma cesta básica, roupa para fazer brechó, material de limpeza, qualquer item, estamos aceitando”, afirmou.

Por: Sansão Hortegal