Quadro Rádio Opinião entrevista professor da pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente para falar sobre os recursos hídricos no MA

publicado: 22/03/2023 12h54, última modificação: 22/03/2023 13h20

A Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na terça-feira, 21, no quadro Rádio Opinião, do Jornal Rádio Universidade, o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, para falar sobre os recursos hídricos no Maranhão. A entrevista pertence à série de entrevistas sobre a Semana da Água.

O professor informou que é necessário que os governos Estadual e Federal avancem nas estratégias de gestão dos recursos hídricos no Maranhão. “Eu me refiro à responsabilidade que o Governo Federal tem com as bacias federais que margeiam o Maranhão, pois elas são administradas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Já o Governo do Maranhão é responsável pelas bacias que estão em todo território do estado, como a Bacia do Rio Itapecuru”, falou.

Ele também disse que ocorreu um retrocesso na área da gestão dos recursos hídricos no país nos últimos anos, por causa de uma conjuntura governamental federal que não apoiava a governança comunitária, mas, com a mudança de governo, tentarão "restabelecer as forças", em suas palavras.

O pró-reitor destacou que os pesquisadores ainda não podem afirmar que está ocorrendo mudanças climáticas nos rios. “É um processo demorado, pois é essencial que sejam analisadas as séries históricas dos rios, mas os cientistas já estão identificando que os eventos chuvosos vêm mudando os seus padrões”, contou.

Leonardo Soares reforçou a importância da UFMA como um ator estratégico para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população maranhense. “A Universidade tem vários eixos de atuação dentro da política ambiental, como a formação de recursos humanos capacitados para serem absorvidos pelo Estado ou pelas empresas privadas, e a UFMA também gera pesquisas de qualidade que devem ser incorporadas nas políticas públicas”, explicou.

Confira a entrevista:

Por: Layane Garcêz