Quadro Rádio Opinião entrevista administradora da Diretoria de Tecnologias na Educação para falar sobre o projeto UFMA Virtual

publicado: 13/10/2022 11h59, última modificação: 13/10/2022 22h41

No dia 10 de outubro, o quadro Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu a professora e administradora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), Camila Pontes, para falar sobre o UFMA Virtual, projeto de fluxo contínuo no qual é coordenadora e que promove o avanço do ensino, da pesquisa, extensão e inovação na modalidade a distância, com lançamento marcado para novembro deste ano e com proposta de desenvolver ações integradoras voltadas para tecnologias digitais na UFMA.

O projeto surgiu do desejo da Diretoria de Tecnologia da Informação de promover cursos de extensão gratuitos e monetizados, que seria uma oportunidade para que os próprios professores da Universidade Federal do Maranhão pudessem propor projetos de cursos de extensão e também de pós-graduação a distância.

Camila Pontes mencionou que a iniciativa trará muitos benefícios para a UFMA, por oferecer mais cursos e gerar capacitação e formação para a comunidade acadêmica. “O projeto também tem o objetivo de ajudar a capacitar o docente e o técnico no desenvolvimento de um curso em EaD, autoinstrucional”, completou.

A administradora da Diretoria de Tecnologias na Educação também ressaltou que o momento de pandemia e isolamento social foi um fator que impulsionou a criação do projeto, para ajudar muitos professores e alunos no estudo, levando em conta a incerteza, na época, sobre a volta das aulas presenciais.

O projeto está na primeira fase, que consiste no desenvolvimento de seis cursos, sendo cinco já monetizados e um de modo gratuito.

Para mais informações, confira a entrevista na íntegra:

Por: Paulo Maciel

Produção: Bruna Castro