Quadro “Em Dia com a Ciência” da TV UFMA abordará a violência contra a pessoa idosa na quarta-feira, 1º de março

publicado: 28/02/2023 13h52, última modificação: 28/02/2023 23h06
Exibido quinzenalmente pela TV UFMA, às quartas-feiras, o quadro é mais uma janela para pesquisadores da Universidade apresentarem seus projetos de pesquisa

A violência contra os idosos será o próximo tema do “Em Dia com a Ciência”, na quarta-feira, 1º de março. O quadro quinzenal é exibido pelo “JTV UFMA” da TV UFMA, única emissora universitária do país a ter um telejornal diário. O telejornal abordará um estudo realizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa Educação e Cuidado em Enfermagem (Nupece), do curso de Enfermagem da Cidade Universitária, em que foi denunciada uma série de violências ocorridas na cidade de São Luís entre os anos de 2015 e 2020.

O professor Rafael de Abreu Lima coordena a pesquisa “Violência Contra a Pessoa Idosa no Estado do Maranhão” e informou que a análise utiliza dados obtidos pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), setor da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), responsável por acolher as denúncias de agressões.

O “Em Dia com a Ciência” é exibido no “JTV UFMA” sempre às 13h. Com uma reportagem especial, a ideia da emissora com esse quadro é destacar os mais variados estudos e trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores locais, além de mostrar como a ciência pode ajudar a transformar a vida de diversas pessoas.

Saiba como participar

Quem deseja participar do quadro, basta mandar um e-mail para  contando um pouco da pesquisa e a respectiva relevância para sociedade.

Assista as matérias já exibidas:

EP 01 - Estudos sobre Persuassão e Fake News

EP 02 – As Aventuras de Palita

EP 03 – Estudos sobre Câncer de Pênis

EP 04 – Projeto “Circo Tá na Rua”

EP 05 – Podcast da Escola de Cegos

EP 06 – Manual de Podcast