Notícias

Publicado o Edital Pibiti 2022-2023; programa recebe inscrições até o dia 31 de maio

publicado: 06/05/2022 12h39, última modificação: 08/05/2022 20h58

A Coordenação de Programas Pibic e Pibiti, por meio da Ageufma, informa que estão abertas, até o dia 31 de maio deste ano, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti 2022-2023), lançadas por meio do Edital N° 30/2022, que visa descobrir novas propostas para a resolução de problemas no âmbito científico e tecnológico. O processo conta com uma comissão avaliadora que acompanhará a seleção em duas etapas. Todos os interessados devem estar atentos às disposições do edital.

O lançamento do edital Pibiti 2022-2023 regulamenta a submissão de planos de trabalho para a concessão de bolsas. Estão elegíveis os alunos e orientadores que cumprirem os requisitos e as normas estabelecidas pelo programa. As inscrições devem ser realizadas via cadastro no Sigaa, em que, no ato da inscrição, os proponentes deverão escolher a área de avaliação Capes, de acordo com a tabela apresentada no edital. 

A seleção será feita em duas etapas, e a primeira será avaliada pela Comissão Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico, que conta com pesquisadores doutores. Já a segunda etapa será avaliada por uma Comissão Externa do Pibiti, que conta com representantes do CNPq. Confira as etapas e suas respectivas datas:

Pré-seleção: entre os dias 1º e 17 de junho;

Seleção: entre os dias 20 de junho e 7 de julho.

Os proponentes que seguirem as determinações do edital durante toda a seleção poderão concorrer a uma bolsa com vigência de 12 meses, e aqueles que cometerem fraudes ou apresentarem informações falsas serão imediatamente desclassificados e serão impedidos de participar do programa pelos próximos três anos. 

O acompanhamento do processo é de inteira responsabilidade do participante, que deve estar atento aos sites da UFMA e da Ageufma, responsáveis pela divulgação dos resultados em todas as fases.

Por: Letícia Araújo/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: