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Proposta de melhoria no fluxo de progressão e promoção docente da UFMA é debatida em reunião híbrida

publicado: 25/02/2023 19h07, última modificação: 27/02/2023 14h03

Na quinta-feira, 23, no Gabinete da Reitoria da UFMA, foi realizada, em formato híbrido, uma reunião com diretores dos câmpus do continente para apresentar a proposta de alteração no fluxo dos processos de progressão e promoção funcional da carreira do magistério superior na Universidade. Fruto do trabalho de uma comissão especial instituída pelo reitor Natalino Salgado em março de 2022, a minuta apresentada trouxe como pontos principais a desburocratização de etapas e a celeridade da progressão docente com auxílio de tecnologias.

Na ocasião, também estiveram presentes o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; o pró-reitor de Ensino, Romildo Martins Sampaio, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilia Cristine Valente; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; e o superintendente de Tecnologias da Informação, Anilton Bezerra Maia, além de servidores da Universidade que participaram da apresentação.

Os procedimentos da Avaliação de Desempenho Acadêmico da Carreira de Magistério Superior são regulamentados pela Resolução nº 204 do Conselho Administrativo da UFMA, o Consad. Segundo o pró-reitor de Ensino e coordenador da equipe que elaborou a proposta, a iniciativa propõe ajustar a resolução vigente, com vista a atender às demandas da comunidade acadêmica por meio de um processo mais ágil. 

"No último ano, apenas 26 dos nossos docentes ascenderam ao cargo de professor titular. Atualmente, a UFMA possui um percentual de 4,2% de titulares no corpo docente total, enquanto que, na maioria das universidades federais, este número está acima dos 10%. Este é um dado importante, uma vez que o quadro de titulares é um indicador da consolidação de uma instituição. Dessa forma, percebemos a necessidade de acelerar o processo de progressão da carreira, pois algumas etapas poderiam ser cortadas por meio do aprimoramento tecnológico”, afirmou Romildo Sampaio. 

Nesse sentido, os ajustes sugeridos envolvem tramitação eletrônica de processos de progressão e promoção, por meio de novas funcionalidades que serão implementadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh); diminuição da duração e do número de etapas; modificação de pontos ambíguos ou contraditórios no texto da resolução; ampliação do eixo "Extensão" e inserção do empreendedorismo como atividade utilizada para a pontuação de docentes no processo, entre outras propostas. 

A ideia, continuou o professor Sampaio, é tornar a resolução mais ampla e equilibrada sem, no entanto, negligenciar os requisitos mínimos e legais para a ascensão docente. “A ascensão é um direito do servidor. O docente vai inserir a sua experiência com um fluxo menos burocrático. O nível de exigência permanece, sendo simplificado apenas o processo em si", ressaltou.

Os diretores de Centro dos câmpus de Codó, Balsas, Imperatriz e Grajaú que se manifestaram na reunião mostraram-se entusiasmados com as mudanças propostas. Para o professor Leonardo Hunaldo dos Santos, do Centro de Ciências de Imperatriz, a atualização do sistema será favorável aos professores que atuam no interior do Estado do Maranhão. “Penso que o trabalho da comissão foi bem feito. acredito que a desburocratização vai fazer com que os professores tenham mais gosto em realizar suas atividades”, afirmou.

Segundo o reitor e professor Natalino Salgado, também será realizada outra reunião com diretores de Centro do Câmpus de São Luís para ouvir mais sugestões. “A Universidade evoluiu muito em termos de gestão de metas e indicadores. Permanece, no entanto, um represamento comparado a outras universidades. Fizemos questão de acompanhar esse processo para que possamos tirar os entraves que estão prejudicando a progressão dos nossos servidores, racionalizamos o que temos de melhor em produção científica, com atividades acadêmicas em pleno vapor na graduação, na pós-graduação e na extensão”, pontuou o reitor. 

Reunião no Gabiente da Reitoria sobre progressão docente - 23-02-2023

Por: Orlando Ezon

Fotos: Luciano Santos

Revisão: Jáder Cavalcante

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