Projeto vencedor da Maratona Inove Aqua tem participação de docentes do Câmpus de Pinheiro

publicado: 07/12/2021 11h40, última modificação: 07/12/2021 14h07

O professor Rodrigo Sávio Teixeira de Moura, do curso de Engenharia de Pesca e coordenador do Laboratório de Tecnologia Aplicada à Aquicultura e Pesca (Tecaap) do Câmpus de Pinheiro; e o discente de Engenharia de Pesca e estagiário do Tecaap do mesmo câmpus, José Neuton Nunes Mendes Júnior, integraram a equipe AcQustica, vencedora da primeira edição da hackaton Maratona Inove Aqua, realizada entre agosto e outubro deste ano. O evento reuniu equipes multiprofissionais focadas em encontrar soluções viáveis para a cadeia produtiva da aquicultura brasileira.

O projeto premiado trouxe uma inovação em indústria 4.0 para a aquicultura de precisão com base no princípio acústico, por meio de protótipo desenvolvido que permite quantificar a atividade alimentar do camarão-cinza Litopenaeus vannamei e estimar a sobrevivência desses artrópodes nos viveiros de produção em tempo real.

A expectativa das fazendas aquícolas é que o sensor, denominado Whisper Sensor, e o software desenvolvido pela própria equipe da AcQustica melhorem a eficiência na carcinicultura — ramo específico da aquicultura voltado para a criação de camarão em cativeiro nas formas de cultivo marinho e de água doce — e na produção de peixes cultivados (piscicultura), seja de águas continentais, seja de marinhas.

Para o professor Rodrigo Moura, o evento foi fundamental para estimular a busca por soluções tecnológicas e inovadoras dentro da área. “A produção de peixes, por exemplo, apesar de ser um dos setores que mais crescem do agronegócio, ainda carece de tecnologia, se comparada com outros setores como a criação de bovinos e aves. Iniciativas como a Maratona Inove Aqua permitem que pessoas de diferentes áreas se reúnam na busca por novas tecnologias para tornar os sistemas produtivos mais eficientes, reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos gerados”, detalhou.

Além de Rodrigo Sávio Moura e o estudante José Neuton Mendes, a equipe vencedora é formada pelo professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Câmpus Monte Alegre, Carlos Antônio Zarzar; pela mestra em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Marina Feitosa Carvalho; pelo estudante de Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Pedro Ivan Chaves Oliveira; e pela doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Inajara Marques Bezerra Oliveira.

Saiba Mais

A Hackathon Maratona Inove Aqua tem como proposta o desenvolvimento de competências e a promoção de inovações para o desenvolvimento da aquicultura brasileira, contribuindo assim para o incremento da produção e proporcionando aumento da competitividade, sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva.

A maratona foi uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de sua unidade Pesca e Aquicultura, e financiada pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira o vídeo do projeto da equipe AcQustica:

Por: Angela Lima

Produção: Laís Costa