Projeto Universidade Promotora de Saúde realiza ação de vacinação no Ciências Exatas e Tecnológicas nesta quinta-feira, 9

publicado: 09/11/2023 16h28, última modificação: 09/11/2023 21h58
Projeto Universidade Promotora de Saúde realiza ação de vacinação no Ciências Exatas e Tecnológicas nessa quinta-feira, 9

O projeto Universidade Promotora de Saúde, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), promoveu, durante a manhã e tarde desta quinta-feira, 9, no Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), mais uma ação voltada para a saúde dos discentes, docentes e técnicos-administrativos da Universidade, além da sociedade em geral. A campanha "Vacina para todos", realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, trouxe nessa edição vacinas contra a covid-19, influenza (gripe), hepatite A e B, febre amarela, meningite C, tétano, entre outras.

O coordenador do projeto, Carlos Leonardo Cunha, professor do Departamento de Saúde Pública, reafirmou a importância da vacinação como uma forma de facilitar o acesso da comunidade universitária da UFMA. “A campanha é tanto de alunos, técnicos administrativos, professores e a sociedade em geral, os bairros ao redor da UFMA, para garantir o acesso da população à vacinação, trazendo um elenco de vacinas. É uma campanha de multivacinação”, pontuou.

George de Cássia, enfermeira da saúde e responsável pela vacinação, também analisou acerca da acessibilidade da vacina para a comunidade acadêmica. “A gente sabe que todo mundo hoje em dia é muito ocupado, muita gente não tem tempo de ir ao posto de saúde, então trazemos essa vacinação para que consigamos aumentar cada vez mais o nosso público de vacinados, pois, atualmente, é muito baixo ainda”, alertou.

A bibliotecária e documentalista Rosivalda Pereira afirma que a campanha sensibiliza, principalmente os adultos, a manterem suas carteiras de vacinação atualizadas e assim terem mais oportunidades de investir nas suas saúdes. “Essa é uma iniciativa realmente preventiva, e nos ajuda a manter um autocuidado, algo que nem sempre se tem. Ter oportunidades como essa aqui no local de trabalho faz muita diferença para quem, como nós, servidores, passa a semana inteira aqui. Então, essa é realmente uma ação muito interessante que a Universidade desenvolve pela saúde dos servidores e de alunos com quem temos contatos diários”, definiu.

Jenny Hillary Costa Silva, do curso de enfermagem, explica que vacinação previne a disseminação de muitas doenças dentro da comunidade, principalmente dentro da Universidade, que pode trazer maiores malefícios. “A gente passa muito tempo do nosso dia dentro de uma sala fechada e pode espalhar muita doença como a influenza, que pode causar em pessoas com alguma doença, como asmáticos ou algo assim, alguma uma doença mais grave, que pode levar até a morte”, finaliza.

Além dessa campanha, o projeto promoverá também a campanha Prevenção e Diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que, durante o final da tarde dessa quinta-feira, a partir das 16h, realizará uma roda de conversa, aconselhamento e testagens para Hiv, Sífilis e Hepatite B e distribuição de preservativos.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro