Projeto Turismo de Base Comunitária realiza Oficina de Roteirização no Povoado Bar da Hora, em Barreirinhas

publicado: 18/07/2024 15h55, última modificação: 18/07/2024 16h06

O projeto de extensão “Turismo de Base Comunitária”, vinculado ao curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu, no início de julho, a oficina "Roteirização para o Turismo de Base Comunitária", no Povoado Bar da Hora, em Barreirinhas. A oficina teve por principal objetivo fortalecer a gestão turística protagonizada por comunitários-empreendedores, na região dos Lençóis Maranhenses, além de impulsionar a conservação ambiental, gerar renda e trabalho e a valorizar a cultura e o patrimônio local.

Cerca de 21 pessoas participaram da oficina, entre adultos e crianças, e puderam conhecer as etapas de elaboração de roteiros turísticos comunitários como o diagnóstico; o planejamento e implementação; a identificação de atrativos turísticos; atividades e serviços que a comunidade oferece e pode oferecer. Além do conteúdo, foi exibido um estudo de caso feito no Povoado de Betânia, localizado no município de Santo Amaro do Maranhão.

Ao final da oficina, cada grupo montou seu próprio mapa abordando ponto de interesses turísticos do Povoado Bar da Hora, como a casa de farinha; as trilhas e os equipamentos de hospedagem e de apoio para o turismo. Também, ocorreu a visita guiada pelo povoado para o grupo de extensionistas.

“A roteirização turística auxilia os comunitários no processo de identificação,  elaboração e consolidação de roteiros e ainda tem por função apontar necessidades de aumento de investimentos em projetos já existentes no Povoado Bar da Hora. Contribui para o envolvimento dos comunitários em práticas sustentáveis e para que eles compreendam a importância da interação de uma diversidade de atores-turistas, empreendimentos, governos locais, universidades e comunidades anfitriãs. Outra contribuição é desenvolverem a necessidade de conservação do meio ambiente, a considerar que estamos no entorno de um parque nacional”, destacou a coordenadora do projeto de extensão, Mônica de Nazaré Araújo.

Nesse sentido, a oficina assume o papel de ampliar as instruções de serviços e atividades turísticas para os comunitários, abordando os eixos da preservação cultural, autonomia local e o desenvolvimento sustentável dos atrativos turísticos no território, garantindo benefícios aos visitantes e anfitriões das comunidades em conexão com a cultura e o modo de vida das localidades.

Para a senhora Ernestina Gomes, pescadora e proprietária do Restaurante Panela Cheia, "a oficina foi ótima porque, além de oferecer um conteúdo rico de informações, houve uma aproximação da UFMA com os comunitários, e isso é muito positivo porque podemos trabalhar em contribuição com alunos e professores".

A oficina de elaboração de roteiros turísticos comunitários faz parte da programação do projeto de extensão "Turismo de Base Comunitária em Barreirinhas" sob a perspectiva da agricultura familiar, que desenvolve uma série de atividades no Povoado Bar da Hora, desde 2023. A iniciativa contou com parceria da Prefeitura Municipal de Barreirinhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Associação de Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- Icmbio/Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Por: Camilla Fernanda