Notícias

Projeto Observatório Portuário é apresentado a empresas e gestores do setor

publicado: 21/11/2022 13h09, última modificação: 22/11/2022 16h20
Projeto Observatório Portuário é apresentado a empresas e gestores do setor.jpg

No dia 18 de novembro, foi realizado na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o lançamento do Observatório Portuário, para empresas e gestores do setor. Esse é o primeiro observatório do Brasil dedicado ao setor portuário. O Observatório é um Projeto de Inovação criado pelo Grupo de Pesquisa LabPortos no Departamento de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal do Maranhão e apoiado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma).

O Observatório Portuário é operacionalizado por meio de um convênio com o Porto do Itaqui, quarto maior porto público brasileiro, dados de 2022 da ANTAQ, e faz parte do contexto do Programa de Inovação do Porto do Itaqui. "Entre outros projetos do porto, temos o Programa Porto do Futuro que irá financiar projetos de inovação por meio da Fundação de Apoio à Pesquisas e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. O financiamento será de R$40 milhões de reais em até 4 anos", detalhou o coordenador do projeto, professor Sérgio Sampaio Cutrim.

Com o objetivo de subsidiar o ecossistema portuário, os gestores privados e públicos, os empresários, profissionais e os representantes da academia, com conhecimento qualificado, para contribuir na tomada de decisão, formulação de políticas públicas e criação de planejamento estratégico, o Observatório produz relatórios, boletins, notas técnicas, organiza e executa eventos e publica seus produtos de forma inovadora. A missão do Observatório Portuário é conectar o setor portuário com os diversos stakeholders e contribuir para a melhoria da relação porto-cidade e engajamento da sociedade.

Acompanhe mais detalhes sobre o lançamento na reportagem do Núcleo de Audiovisual da Diretoria de Comunicação da UFMA.

Estiveram presentes também, o presidente da EMAP, Ted Lago, o vice-coordenador  do Observatório portuário, professor Leo Tadeu Robles, o pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho, que estava representando o reitor Natalino Salgado, além de empresários e gestores do setor portuário.

Para conhecer o Observatório Portuário basta visitar seus repositórios e meios de contato. Site: www.observatorioportuario.ufma.br, Instagram: @observatorioportuario, Twitter: @obs_observatorio, Email: observatorioportuario@ufma.br.

 

Lançamento do Observatório Portuário - 18-11-2022

Por: DCom

registrado em: