Projeto Mutirão Expocom 2023 divulga datas e regulamentos para o Prêmio Expocom

publicado: 10/02/2023 12h16, última modificação: 10/02/2023 14h49
As primeiras informações sobre a competição, datas de submissão e realização do evento foram divulgadas no dia 1º deste mês, no site da Intercom

A fim de selecionar projetos estudantis para concorrer ao Prêmio Expocom, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), o Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (Gpeac), vinculado ao Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (Neec) do Câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão, retornará este ano com as atividades do Mutirão Expocom 2023. Os interessados que residem na região Nordeste poderão submeter seus trabalhos, de acordo com a Intercom, a partir de 1º de março até o dia 3 de maio deste ano, via Sistema Unificado Intercom.

O Prêmio Expocom ocorrerá em duas etapas, sendo Regional e Nacional. Apesar de as regionais já terem datas definidas, os locais de realização ainda não foram divulgados. Por outro lado, a etapa nacional ocorrerá entre 4 e 8 de setembro deste ano, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, durante a Semana da Pátria.

A partir do dia 15 deste mês, estudantes devidamente matriculados no Bacharelado em Comunicação Social poderão submeter trabalhos produzidos em disciplinas, trabalhos de conclusão de curso e/ou projetos experimentais, e projetos de extensão curriculares do ano de 2022, para a etapa local do Câmpus São Luís.

Produtos criados em agências de comunicação integrada; agências-escolas; e agências juniores de jornalismo e de publicidade e propaganda também poderão ser submetidos, mas a agência deve ser vinculada ao curso e fazer parte da sua estrutura curricular.

Trabalhos desenvolvidos em ambientes profissionais como estágio, treinamento ou projetos institucionais não poderão concorrer no Expocom. Artigos científicos só poderão ser submetidos nos congressos regionais e nacional do Intercom Júnior.

Os congressos ocorrerão do dia 21 a 23 de junho. Portanto os interessados têm todo este mês para estudar o regulamento do prêmio e se preparar. Veja as regras e formatos para participação e submissão de trabalhos no Mutirão Expocom 2023.

Acesse o Instagram @mutirao_expocom para mais informações.

Cronograma local do Câmpus São Luís:

Submissão: 15 de fevereiro a 31 de março de 2023;

Avaliação: 1º a 10 de abril de 2023;

Resultado: 11 a 13 de abril de 2023;

Indicação pela instituição de ensino superior: 14 de abril de 2023;

Submissões no congresso: 15 de abril a 3 de maio de 2023; e

Apresentações: 21 a 23 de junho de 2023 (local a ser definido).

Saiba mais

O Grupo de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (Gpeac) é uma linha de pesquisa atuante do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (Neec) da UFMA, certificado pelo diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras