Projeto internacional IV Choix Goncourt Du Brésil seleciona estudantes da UFMA e de fora da instituição para compor grupo de análise literária francesa

publicado: 09/05/2022 11h28, última modificação: 09/05/2022 13h06

A Universidade Federal do Maranhão participa, pela primeira vez, do projeto internacional IV Choix Goncourt Du Brésil, coordenado pela instituição francesa Prix. Podem se inscrever estudantes de licenciatura, mestrado e doutorado da UFMA com nível B2 de francês e também alunos de fora da Universidade, com nível de francês B1. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail até quinta-feira, 12 de maio, pois a seleção ocorrerá na sexta, 13, às 14h, no Centro de Ciências Humanas (CCH).

O Choix Goncourt Du Brésil é um prêmio de literatura francesa concedido pela academia Goncourt ao autor mais criativo da obra em prosa em 2022. O projeto tem atuação em todo o território brasileiro, em universidades onde o francês é ensinado, dando maior visibilidade aos estudos francófonos e à promoção da literatura francesa no Brasil.

Nesta quarta edição do projeto, o objetivo é valorizar a língua e a literatura francesas e contribuir à promoção do livro francês, sensibilizar os estudantes brasileiros à produção francesa e à tradução. A criação do Choix Goncourt do Brasil, filiado também ao prestigioso prêmio literário francês “Goncourt”, tem a intenção de favorecer a descoberta de novos autores francófonos contemporâneos pelos leitores e editores brasileiros.

Na seleção, os estudantes farão prova escrita e oral com nível mínimo B1, em que o conteúdo exigido será saber analisar uma obra literária e argumentar em francês. Os aprovados participarão do grupo de leitura mensal Prix Goncourt, em que vão ler quatro romances pré-selecionados e enviar ficha crítica para Académie Goncourt na França, justificando sua preferência com base em critérios de qualidades e originalidade literária.

Os encontros serão sempre em sextas-feiras, com início às 14h, de junho a outubro deste ano, em que se discutirão as quatro obras e se indicará qual delas deve ser premiada no Choix Goncourt do Brasil e quem será o porta-voz do júri para apresentar o livro escolhido no Rio de Janeiro.

A professora coordenadora do grupo na UFMA, Emilie Audigier, que representa a Universidade no projeto, falou sobre sua expectativa. “Com a participação da UFMA neste projeto internacional, queremos estimular o prazer da leitura de romances contemporâneos de língua francesa. Com o coletivo de leitores ativos, espera-se criar um vínculo estreito entre a produção literária atual do mercado editorial francês e os jovens leitores de francês de São Luís do Maranhão. A maior expectativa é conscientizar os estudantes de que o papel crítico do leitor é fundamental, que esse projeto traga mais confiança em suas percepções e sensibilidades literárias”, explanou.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Bruna Castro