Projeto Entretextos reúne preparação para o vestibular e exercício de práticas acadêmicas na Cidade Universitária Dom Delgado

publicado: 26/10/2023 10h37, última modificação: 30/10/2023 12h28

Pensando na dificuldade que os alunos secundaristas enfrentam ao se prepararem para o vestibular, o projeto Entretextos surgiu como forma de democratizar o acesso a aulas de produção textual de maneira gratuita e aberta à comunidade. Oficinas, atividades e aulas são ministradas por acadêmicos do Curso de Letras, neste semestre, ocorrendo toda terça-feira no prédio anexo ao Centro de Ciências Humanas (CCH), “vermelho e preto”, em frente ao Centro de Ciências Sociais (CCSo), do Câmpus de São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Coordenado pelas professoras do Deler Ilza Galvão Cutrim e Mônica da Silva Cruz, o projeto de extensão surgiu em 2009, como forma de auxiliar os alunos do ensino fundamental maior – 8° e 9º ano – nos processos de leitura, interpretação e produção textual. “Nosso propósito sempre foi levá-los a problematizar o texto, analisando-o como um elemento histórico, social e dialógico, sendo esse o processo por meio do qual o aluno-leitor assume lugar de coprodutor do texto, e não somente um decodificador”, alegou Ilza.

Inicialmente, o trabalho era voltado aos alunos das escolas localizadas no entorno da UFMA. A partir de 2011, a área de alcance se expandiu, com cursos de leitura e produção textual sendo ofertados aos estudantes. As parcerias foram muitas, entre elas: Escola Antônio Ribeiro, no bairro do Sá Viana; Núcleo da Vila Embratel (Neve), no bairro homônimo; Jovens Com a Bola Toda, projeto de extensão do Curso de Educação Física; Núcleo de Cultura Linguística (NCL), do Departamento de Letras, que resultou em uma apostila utilizada para ensino de práticas textuais junto a alunos de escola pública de São Luís.

De acordo com as coordenadoras,  o público reivindicava um curso preparatório voltado para o Enem havia bastante tempo e, devido a isso, hoje existem duas turmas nas dependências da UFMA, com inscrições abertas à comunidade local.

Ao ser questionada sobre a importância do papel social e educacional que o projeto desempenha, a docente Ilza Galvão respondeu: “Acredito que o Entretextos tem desempenhado um papel importante na vida dos alunos, primeiramente, porque, no início do semestre, muitos deles chegam com dificuldades de leitura e escrita; alguns demonstram timidez ao se expressarem. Com o passar do tempo e com as aulas, eles vão perdendo a timidez e participam ativamente das leituras e discussões, opinam sobre textos que abordam as mais diversas temáticas, alguns dos quais já foram tema da redação do Enem. Eles leem textos de diversos gêneros, assistem a vídeos, estudam as competências do Exame, desenvolvem senso crítico, produzem os seus próprios textos, que são revisados pelos acadêmicos de Letras. Sabemos que nem todos têm acesso a um curso preparatório gratuito. Acreditamos que o Entretextos tem uma função social, que é também papel da Universidade, de levar o conhecimento para a comunidade”, ressaltou a docente.

Conheça o Entretextos acessando projetoentretextos_ufma

Por: Júlio César