Projeto de extensão dos cursos de Comunicação da UFMA lança repositório digital de imagens

publicado: 01/07/2024 15h59, última modificação: 02/07/2024 10h38
Lançamento do Acervo Bem.te.vi ocorre no dia 4 de julho, às 17h, no Chão SLZ

Com o intuito de preservar e divulgar conteúdos imagéticos produzidos pelos discentes e grupos de pesquisa do Departamento de Comunicação Social (DCS) da UFMA, será lançado o Acervo Bem.te.vi, um novo repositório digital vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Acervo Bem.te.vi surge como desdobramento do projeto de extensão Banco de Imagens DCS-UFMA, que tem por objetivo facilitar o acesso a um vasto conteúdo semestralmente produzido por discentes em trabalhos de disciplinas, de pesquisas e extensão.  A plataforma é operacionalizada pelo Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem da UFMA  (NUPPI-UFMA) e se destaca pelo seu caráter colaborativo, buscando valorizar e representar os patrimônios materiais e imateriais do Maranhão.

O evento de lançamento ocorrerá no dia 4 de julho de 2024, a partir das 17h, no Chão SLZ, localizado na Praia Grande. Na ocasião, será apresentado o site do acervo, fruto do trabalho de docentes e discentes da UFMA, assim como a primeira seleção de trabalhos fotográficos que estarão disponíveis para a comunidade com base em uma política de uso direcionada para contextos não comerciais, sendo eles educacionais, culturais, comunicacionais, etc.

Para a coordenadora do projeto, Patrícia Azambuja, "o Acervo Bem.te.vi pretende ser uma ferramenta dialógica entre estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, ao proporcionar o acesso descomplicado e sem fins lucrativos a uma diversidade de imagens que refletem a riqueza cultural e histórica da nossa região, instrumentalizando, assim, a expansão e a diversificação do imaginário local".

Além da troca de saberes, o projeto tem por referência a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, ao estabelecer alianças indispensáveis de trabalho, ativando os vínculos entre diferentes campos: comunicação, biblioteconomia, sociologia, direito, ciências da computação, design, entre tantos outros. O lançamento contará com a presença de importantes parceiros, cuja colaboração foi fundamental para a concretização desse projeto, entre eles: Roosewelt Lins Silva (Departamento de Biblioteconomia da UFMA),  Marilande Martins Abreu (Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA) e demais discentes dos Cursos de Rádio e TV, Relações Pública e Jornalismo, bem como, docentes do Departamento de Comunicação Social da UFMA e grupos de pesquisa, como o OBEEC e o ETC.

A cerimônia de lançamento será uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre a plataforma,  explorar as possibilidades de colaboração e compreender melhor a política de uso, afirma a também coordenadora do projeto, Jane Maciel. "Disponibilizar tais conteúdos é uma grande conquista para docentes e discentes, pois víamos que, a cada semestre, havia uma riqueza muito grande nas imagens produzidas, e, havia muito tempo, desejávamos disponibilizá-las em uma vitrine que mostrasse a potencialidade de futuros/as comunicadores/as. Além de oferecer um serviço à comunidade, o projeto também apresenta aos discentes suas fotografias em uma interface operacional e organizada".

Carolina Libério, professora do Departamento de Comunicação Social, ratifica a fala das demais professoras, ao esclarecer o impacto do projeto na formação dos estudantes e em termos de transformação social. "Os trabalhos desenvolvidos enriquecem a experiência que os alunos trazem das salas de aula, tanto em termos teóricos quanto metodológicos".

O Acervo Bem.te.vi representa um avanço significativo no acesso e preservação de conteúdos imagéticos na UFMA. Toda a comunidade acadêmica, parceiros e interessados estão convidados a participar desse evento de lançamento e descobrir como a plataforma pode ser uma valiosa ferramenta de pesquisa e valorização cultural.

Serviço:

Evento: Lançamento do Acervo Bem.te.vi