Projeto de extensão Astronomia no Sertão, da UFMA Grajaú, realiza Mostra Brasileira de Foguetes em comunidade indígena

publicado: 29/04/2024 14h51, última modificação: 29/04/2024 15h13

Na última quarta-feira, 24, foi realizada a abertura da Mostra Brasileira de Foguetes na Aldeia Arymy- Terra indígena Bacurizinho. O evento faz parte do projeto de extensão Astronomia no Sertão, do Centro de Ciências de Grajaú (CCGr) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Grajaú.

A iniciativa tem o objetivo de popularizar a ciência, promovendo a inclusão dos estudantes indígenas em olimpíadas científicas e a difusão de conhecimentos, além do âmbito acadêmico, despertando o interesse das crianças pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. A realização do evento possibilita para a comunidade Arymy participar de uma das maiores olimpíadas científicas do Brasil.

Para a professora Daniely Gaspar, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química e coordenadora do projeto de extensão Astronomia no Sertão, o evento propiciou um importante espaço de popularização e interiorização da ciência por meio da astronomia e astronáutica para jovens da aldeia indígena Arymy. “Nossa intenção com ações como essa é popularizar e interiorizar a ciência, que na maioria das vezes fica restrita a grandes cidades. Despertar o interesse pela ciência, motivar nossos jovens é fundamental para que eles tenham oportunidade de ter um futuro melhor e também de proporcionar uma sociedade melhor”, afirmou a professora.

Na primeira etapa, ocorreu oficinas e lançamentos de foguetes dos níveis 1 e 2 com crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Com apresentação de palestra abordando sobre a definição e competição de foguetes, demonstrando vários conceitos científicos e aprendizagem para os alunos. Em seguida, foram expostas as oficinas para a construção de foguetes que foram feitas de canudo de papel. Logo depois, aconteceu a exibição de lançamentos.

Nas semanas seguintes, o evento realizará as oficinas e lançamento dos foguetes com estudantes do 6° ao 9° ano. A ideia do projeto Astronomia no Sertão é formar futuramente uma equipe de alunos indígenas para participar da Jornada de Foguetes, um evento promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que acontece no Rio de janeiro.

Para saber mais sobre o projeto de extensão, acompanhe a rede social do projeto @astronomia_no_sertao.

Por: Camilla Fernanda