Projeto de extensão “Universidade Promotora de Saúde” realiza evento nos dias 25 e 29 de setembro sobre prevenção e diagnóstico de ISTs, na Cidade Universitária

publicado: 22/09/2023 12h00, última modificação: 22/09/2023 20h36

Prevenção e Diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis”: esse é o tema do encontro que será promovido, a partir das 17h de segunda-feira, 25 de setembro, no auditório setorial, Dinah Gomes, do Centro de Ciências Sociais (CCSo), em São Luís. O evento é incentivado pelo projeto de extensão Universidade Promotora de Saúde, realizado pela Divisão de Ações e Programas (Dap), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tendo por principal objetivo promover a orientação da comunidade acadêmica acerca das ISTs – bem como suas prevenções, diagnósticos e tratamentos –, rodas de conversa, distribuição de preservativos, testagens e vacinações.

De acordo com o professor do Departamento de Saúde Pública (DSP) Carlos Leonardo Cunha, o projeto atua em diversos campos, como realização de palestras educativas; testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites; vacinações; campanhas de conscientização contra o tabagismo; orientação sobre alimentação saudável; ações de controle de hipertensão arterial e diabetes; debates sobre a violência contra a pessoa idosa; além de estabelecer parcerias para a realização de informes, junto à Rádio Universidade e TV UFMA.

“Nós objetivamos atender à proposta das Universidades Promotoras de Saúde, referência para aquelas entidades de educação superior que desenvolvem uma cultura organizacional orientada por valor e princípios associados ao movimento global de Promoção da Saúde, com apoio e fomento baseado em políticas institucionais próprias. Os locais de execução das atividades serão as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Maranhão, centradas no Câmpus do Bacanga. Contudo planejamos e temos perspectivas de expansão para os demais Câmpus do Continente”, sinalizou o docente Carlos Leonardo.

Ele também sinaliza que diversos impactos estão previstos, à medida que o projeto se desenvolva. Entre eles, estão a criação de ambientes de trabalho, aprendizagem e vivência saudáveis para estudantes e funcionários; ampliação da importância da saúde, assim como sua promoção da saúde pública no ensino, pesquisa e extensão universitária; e desenvolvimento de parcerias com a comunidade em geral.

Além do evento previsto, na sexta-feira, 29 de setembro, haverá distribuição de preservativos e orientações destinadas ao público frequentador da Universidade. A mobilização ocorrerá na entrada da unidade central do Restaurante Universitário (RU). “Queremos sensibilizar a todos sobre a importância do uso dos preservativos masculinos e femininos, como forma de prevenção das ISTs, algo que observamos que vem sendo negligenciado, principalmente pelos mais jovens. Assim, poderemos facilitar seu acesso, por meio da entrega que ocorrerá na mobilização do dia 29 de setembro”, finalizou o professor.

Por: Júlio César

Produção: Sarah Dantas