Projeto da turma de estágio em Gestão e Organização da Educação Infantil do curso de Pedagogia realiza o 2° webnário sobre os desafios na gestão educacional no ensino infantil e fundamental

publicado: 01/04/2021 16h40, última modificação: 01/04/2021 17h00
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Na terça-feira, 30, foi realizada no canal TV EGE UFMA  a segunda live do webnário em Gestão Educacional do curso de Pedagogia da Cidade Universitária Dom Delgado. Com o tema “Desafios Atuais das Coordenações Pedagógicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental”, o evento é um projeto da turma de estágio em Gestão e Organização da Educação Infantil e Ensino Fundamental, coordenado pelas docentes Valdenice Prazeres e Karla Sousa, com o apoio do Centro Pedagógico de Ciências Socias (CCSo), por meio da coordenação do curso de Pedagogia. O webnário propôs um diálogo sobre os desafios da coordenação pedagógica no contexto da pandemia.

O tema foi introduzido por meio de reflexões sobre como a covid-19 impôs testes diários à gestão educacional brasileira. “Quando veio essa questão do ensino remoto nós passamos por muitos desafios, como o desafio do educador, que por muitas vezes se lança na resistência as novas tecnologias, por estar habituado ao modo tradicional. Mas, o importante é a gente correr atrás e fazer o nosso melhor”, ressaltou a coordenadora pedagógica da Pré-Escola Joaquim Oliveira Araújo, do município Paulinho Neves, Conceição Freitas.

Em seguida, houve uma discussão sobre o papel do coordenador pedagógico, que junto aos professores, tem a tarefa de refletir sobre as práticas de ensino, auxiliando na aprendizagem. “Como coordenadores, temos que ter essa visão bem clara, não vamos para sala tomar o lugar do professor, mas é preciso intermediar o processo de ensino e aprendizagem. Neste cenário atual, isso se torna mais visível, porque mas do que nunca precisamos integrar esse processo e ajudar os professores”, explicou a coordenadora de Ensino Infantil e Fundamental em 2020, no município de Humberto Campos, Charlene Mendonça.

Confira a transmissão completa do segundo webnário do projeto:

Por: Maria Eduarda Sousa

Produção: Laís Costa