publicado: 16/09/2022 16h23, última modificação: 16/09/2022 23h33
No início do mês, a equipe esteve na Aldeia Arymy, onde os indígenas puderam correlacionar os saberes ancestrais com a ciência
Projeto Astronomia no Sertão leva ciência para as comunidades da zona rural de Grajaú (1).jpeg

Popularizar a ciência por meio da astronomia! Essa é a proposta que o Projeto Astronomia no Sertão, do Centro de Ciências de Grajaú, tem em levar o conhecimento para a população do município, especialmente, para as comunidades da zona rural, como as indígenas e as quilombolas. No dia 3 de setembro, a equipe esteve na Aldeia Arymy, onde os indígenas tiveram a oportunidade de correlacionar os saberes ancestrais com a ciência, por meio de rodas de conversas e observação dos astros.

O projeto de extensão surgiu quando a professora Daniely Gaspar, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, assumiu a disciplina optativa “Introdução à Astronomia”. Durante as aulas, foram construídos alguns experimentos de astronomia e realizada a observação de astros com o telescópio Celestron, que, até aquele momento, não era utilizado. No fim da disciplina, Daniely realizou a I Noite de Astronomia do câmpus de Grajaú, evento aberto, realizado na Universidade e aberto à população grajauense. Foi a partir da I Noite que a professora decidiu repetir a experiência em outras localidades da cidade.

Hoje, Daniely coordena o “Astronomia no Sertão”, projeto que tem parceria com o câmpus local do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Ele funciona da seguinte maneira: primeiro, há uma visita à comunidade para verificar as condições necessárias; depois, o evento é realizado. Estudantes da UFMA e do IFMA apresentam às pessoas do povoado experimentos como o telescópio Celestron, o relógio de Sol, o pêndulo de Foucault, a simulação de eclipse, binóculos, laser verde, entre outros. Na visita à Aldeia Ayrmy, a comunidade ainda teve a chance de observar a Lua, Saturno e ter miniaulas de Astronomia.

De acordo com a coordenadora, o projeto, além de despertar o interesse pela ciência, surge também com o objetivo de divulgar o trabalho que a Universidade vem realizando em prol do município. “Já recebi o retorno de pessoas dizendo que sentiram desejo de voltar a estudar após participar do evento. Também já percebi o fascínio que é exercido sobre as crianças, elas ficam encantadas. Vejo no projeto, uma forma de divulgar a instituição no município, colaborando para que mais alunos sejam atraídos para a UFMA, além de contribuir para diminuir a evasão, já que, com o projeto, os alunos se sentem mais integrados. Por meio desse trabalho, estamos trazendo um retorno à sociedade, compartilhando os conhecimentos desenvolvidos na academia”, afirmou.

Além da Arymy, o projeto Astronomia no Sertão já esteve nos povoados de Remanso, Alto Brasil e Mata Fria. O próprio nome Sertão no título do projeto é uma referência à nomenclatura utilizada, em Grajaú, para os povoados da zona rural.

Como participar do Astronomia do Sertão

Para participar como voluntário, os alunos do Centro de Ciências de Grajaú precisam estar matriculados na disciplina “Introdução à Astronomia”. Para mais informações, inclusive para agendamentos de visitas, basta entrar em contato pelo Instagram @astronomia_no_sertao.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro