Projeto “Porto do Itaqui – Conhecendo a Aduana” reúne docentes e discentes do Curso de Ciências Contábeis da UFMA em visita técnica em São Luís

publicado: 18/09/2023 11h15, última modificação: 18/09/2023 13h58

Na última quinta-feira, 14 de setembro, estudantes do Curso de Ciências Contábeis, das disciplinas de Contabilidade Tributária, Práticas Contábeis II e Auditoria II, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participaram do evento “Porto do Itaqui – Conhecendo a Aduana”. A iniciativa consistiu em uma visita técnica, em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a fim de interligar os conhecimentos práticos e teóricos dos alunos, além de promover interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento abordadas durante a graduação.

Idealizada pelos docentes do Câmpus de São Luís Sérgio Roberto Pinto, Niara Gonçalves da Cruz e Maria Eugênia Rodrigues Araújo — também coordenadora do Curso —, a programação teve início no prédio do Ministério da Fazenda, em seguida com visita ao porto e, por fim, com uma palestra ministrada no auditório da Emap.

Durante a explanação, a assessoria de comunicação da Empresa relembrou a bagagem histórica do Porto do Itaqui, sua importância para a economia local e nacional, bem como seu lugar de destaque entre os cinco principais portos do Brasil, dada a quantidade de materiais que passam por ele diariamente.

Segundo o professor Sérgio Roberto Pinto, durante a visitação, os discentes foram capazes de compreender o processo e funcionamento do local, assim como sua segurança, importância econômica e processos de fiscalização exercidos pela Receita Federal em pontos de alfândega.

Ele comentou que o encontro se baseou em uma atividade extracurricular, que permitiu aplicar, de maneira prática, os conteúdos abordados em sala de aula, possibilitar interação com diferentes profissionais da área e exercitar habilidades de análise, observação e crítica de situações rotineiras e adversas.

“Atividades como essa relembram a importância e o papel fundamental que os profissionais das áreas da fiscalização, economia e relações internacionais desempenham dentro desse contexto. A visita técnica foi um recurso metodológico de ensino bem-sucedido, que pôde motivar os discentes e tornar o aprendizado mais dinâmico e interessante”, finalizou.

Conheça a história do Porto do Itaqui

Por: Júlio César