Programem-se: Jogos Universitários Brasileiros de Praia ocorrerão pela primeira vez em São Luís, em parceria com a UFMA

publicado: 14/03/2023 11h33, última modificação: 14/03/2023 17h16
Os Jubs Praia 2023 ocorrerão entre os dias 24 e 29 de abril, nas áreas da península da Praia Ponta d’Areia e Arena Domingos Leal (Lagoa da Jansen), onde serão disputadas doze modalidades esportivas

Na segunda-feira, 13, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, egresso do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, e o secretário municipal de Desporto e Lazer, Romário Silva Barros, realizaram uma visita ao Gabinete da Reitoria para dialogar com o reitor Natalino Salgado Filho sobre a realização dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (Jubs Praia), que ocorrerão entre os dias 24 e 29 de abril deste ano, na península da Praia Ponta d’Areia e Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Também estiveram presentes na reunião o vice-reitor da UFMA Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho Silva; docentes do Departamento de Educação Física; e representantes de atléticas da Universidade.

Na ocasião, Alim Maluf fez uma breve introdução sobre a missão, visão e os valores da CBDU, a entidade que administra o desporto universitário brasileiro e também é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo o país, além de gerir a representação do Brasil em competições universitárias internacionais. De acordo com Maluf Neto, cerca de dois mil atletas competirão nas modalidades de Basquete 3x3, Beach Hand, Beach Soccer, Beach Tennis, Beach Wrestling, Cross Training, Futevôlei, Futmesa, Skate, Surf, Vôlei de Praia e Vôlei 4x4 Misto.

O vice-presidente também explicou que, para a Confederação, os atletas são futuros profissionais forjados com os valores do esporte que, em pouco tempo, estarão inseridos no mercado de trabalho com posição de destaque. “Esses universitários podem ser estrelas hoje, mas, amanhã, poderão ser grandes líderes formadores de opinião”, destacou. Ele também citou a Universidade como fomentadora e incentivadora da prática esportiva por estudantes na instituição. “Realizei essa visita para conversar com toda a equipe universitária, a fim de que a UFMA disponibilize os alunos para somarem à nossa equipe durante os Jubs Praia 2023, sobretudo, as atléticas”, esclareceu.

Segundo Romário Barros, a meta é mobilizar toda a cadeia produtiva do esporte na cidade. Para ele, os Jubs contribuirão no desenvolvimento da economia e do turismo local. “Os Jogos Universitaŕios Brasileiros de Praia são uma excelente iniciativa. Estamos trabalhando junto com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário e em parceria com a UFMA para deixar o legado dessa atividade esportiva, saudável e de bons hábitos para a sociedade”, comentou.

A seleção esportiva da UFMA participará das seletivas estaduais representando o Maranhão em várias modalidades da competição. “Estamos muito felizes com essa honraria, tendo em vista que o nosso estado receberá uma grande competição nacional. Portanto as nossas seleções estão se organizando com o apoio do Departamento de Educação Física junto com a Diretoria de Esportes e Lazer”, disse Leonardo Soares, pró-reitor de Assistência Estudantil.

Confira as fotos:

Reunião de apresentação das atléticas e a federação de esporte universitário - 13-03-2023

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro