Programação local da TV UFMA valoriza pesquisadores, fazedores de cultura e comunidades da ilha

publicado: 10/07/2024 17h03, última modificação: 10/07/2024 18h28
Programação local da TV UFMA valoriza pesquisadores, fazedores de cultura e comunidades da Ilha

Em outubro, a Televisão da Universidade Federal do Maranhão (TV UFMA) celebrará nove anos com o sucesso consolidado por parcerias e uma programação educativa de qualidade, criativa e com conteúdos exclusivos. A emissora entrou no ar pelo canal digital aberto 16.1. Desde então, milhares de telespectadores da região da Ilha de São Luís passaram a sintonizar uma programação que promove ciência, tecnologia, cultura e cidadania, por meio de conteúdos exclusivos e de um jornalismo pioneiro com intérprete de libras e maior tempo de entrevistas e reportagens.

A diretora da TV UFMA, professora Cecília Leite, destaca que a emissora é hoje “referência nacional em TV universitária e tem contribuído de maneira atuante, na formação de novos profissionais de rádio e TV para o mercado de trabalho local e nacional”. A diretora ressalta ainda que “a TV UFMA ampliou, nos últimos anos, a sua interação com a comunidade maranhense, em especial, com os fazedores de cultura e moradores da Grande São Luís, tanto no canal aberto como pela internet. A TV UFMA, tem hoje um público consolidado e muito participativo”, conclui a diretora.

Seguindo a programação nacional do SescTV, a TV UFMA inicia a exibição dos seus conteúdos autorais toda segunda-feira, às 11h45, com o programa “Vitrine Musical”, trazendo a produção musical da nova geração maranhense. Já às 12h30, sempre de segunda a sexta, entra no ar o telejornal “JTV UFMA” e, às 13h, o público acompanha a reprise do “Sem Filtro”, um dos carros-chefe da emissora, que traz entrevistas com personalidades e participação de jornalistas convidados. Lembrando que toda terça, a edição inédita do “Sem Filtro” é exibida às 21h10. Ainda na segunda, os cinéfilos da Grande São Luís assistem, às 18h15, a clássicos do cinema no “Cine Sala 22”, e a curtas de realizadores maranhenses no “Curta Agora”, que começa às 21h15. Em seguida, os telespectadores voltam a acompanhar a programação nacional do SescTV.

Durante toda a semana, a TV UFMA apresenta uma programação rica e diversificada, com mais de vinte programas locais, como o “Assunto em Pauta”, que debate temas em evidência no país e no mundo; o programa literário “Entreletras”, recebendo acadêmicos maranhenses; o “É Música”, com grandes nomes do cenário musical do nosso estado; o programa “Conceito”, em que pesquisadores explicam, em linguagem simples e direta, conceitos complexos. Há também o “Destaques JTV UFMA”, com o resumo dos principais fatos do dia; o “Giro Nordeste”, em parceria com a TVE Bahia, entre outras produções que enriquecem o cenário da comunicação local.

Você acompanha a grade completa com a programação diária da TV UFMA, no site

Por: TV UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante