Programação internacional: Festival Guarnicê de Cinema fecha parceria com a Mostra Cena, de Cabo-Verde, na África

publicado: 10/06/2024 08h53, última modificação: 10/06/2024 08h53

O Festival Guarnicê de Cinema fecha parceria com a Mostra Cena de Portugal para exibição filmes realizados em Cabo-Verde e dirigidos por mulheres. Os filmes ficarão disponíveis dos dias 8 a 13 junho e poderão ser assistidos de qualquer lugar do mundo por meio do site guarnice.ufma.br e no aplicativo CineGuarnicê.

A CENA é uma mostra de filmes que surgiu com o propósito de visibilizar mulheres cabo-verdianas que fazem filmes para inspirar mais mulheres a realizarem e produzirem filmes. Iniciado em 2020 exclusivamente com filmes de cineastas nacionais, a mostra teve no ano passado a terceira edição, que reuniu filmes de realizadoras de todos os países de Língua Oficial Portuguesa.

Programação da Mostra Internacional Africana

08 a 13 de junho – SITE GUARNICE.UFMA.BR OU NO APLICATIVO CINEGUARNICE

Sinopses:

FILME: “MAMA”

Sinopse

Quando as conversas entre uma mãe e sua filha são abrupta e permanentemente interrompidas pela morte, a filha começa a busca pela nova forma de estar e relacionar-se com a mãe que partiu. Vê-se numa viagem pelas memórias e depara-se com acontecimentos que a maturidade lhe permite re significar.

Duração: 22:37 minutos

Produção/Direção/Fotografia: Natasha Craveiro

Edição: François Fortes e Paco Ferreira

Participação Especial: Luna Cardoso

FILME: “ O CAPITÃO DA LUTA”

Sinopse

O filme fala de uma maneira sutil uma das grandes figuras públicas do século XX, Amílcar Cabral, ele que foi um dos co-fundadores do Partido Africano Para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em 1956.

No filme o Carlos Reis Começa a descrever de uma forma breve e superficial, mas de igual modo informativo e relevante a vida de Amílcar Cabral, juntamente com pessoas que revelam onde nasceu, e que ainda cita trechos do poema “ No fundo de mim mesmo”. O filme tem uma duração de quatro minutos e trinta e três segundos.

Nome do filme: O Capitão da Luta;

Género: Documentário;

Duração: 4:33 mnts;

Ano de Produção: 2022

FILME: “SOME KIND OF FUNNY PORTO RICAN” (Uma espécie de porto-riquenha esquisita)

Produzido e dirigido pela cineasta Claire Andrade-Watkins, PhD este filme fala sobre a expulsão e destruição da comunidade de imigrantes cabo-verdianos na região de Fox Point, cidade de Providence, Estado de Rhode Island, em que três gerações foram removidas à força devido ao desenvolvimento de projetos de construções urbanas entre finais dos anos 60 e princípios dos 70.

Género: Documentário;

Duração: 59:02 minutos

Ano de Produção: 2006

Produção: Claire Andrade-Watkins

FILME: “OJI- Today”

SINOPSE: Oji, dirigido por Artemisa Ferreira, é um filme de 1 minuto sobre as relações humanas na era das redes sociais. No filme, acompanhamos o dia de uma família e sua vivência do hoje. Com fotografia de Paulino Sotero e atuações de Denise Resende, Edson Sanches e Jacira Sousa.

Ficha técnica:

Roteiro e realização: Artemisa Ferreira

Câmara: Paulino Sotero

Produção: Jair Sousa

Edição: Jair Sousa

Duração: 1’

FILME: “HOMI GRANDI”

Sinopse: Homem Grande é o Chefe da Tabanca na Guiné Bissau. Amilcar Cabral foi um Homi Grandi por excelência. Um líder que deixou marcas no passado, no presente e inspirará o futuro de muitos. Viajamos entre o legado registado em Banda Desenhada no ano da independência da Guiné e Cabo Verde e num presente que transpira respeito e admiração pelo Homi Grandi.

Ficha técnica:

Realizadora: Grace Ribeiro

Argumentista: Grace Ribeiro

Produção: Grace Ribeiro

Montagem: Grace Ribeiro e Lara Plácido

Duração: 4:55 minutos

Revista de Banda Desenhada

Visão (no2 a no6) – ano 1975

O Guarnicê

O Guarnicê é o mais longevo festival de cinema do Norte e Nordeste e um dos mais tradicionais do país. Realizado pela Universidade Federal do Maranhão, o evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, Instituto Cultural Vale, Sebrae, Governo do Maranhão via Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Porto do Itaqui.

Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta. O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.)

Por: Ricardo Miranda e Hillary Araújo