Programação de boas-vindas aos estudantes abre segundo semestre letivo na UFMA

publicado: 01/09/2022 16h26, última modificação: 02/09/2022 14h08
Show da Acolhida 2022.2.jpeg

Após dois anos e meio em modo remoto e/ou híbrido, a Universidade Federal do Maranhão retornará, agora em setembro, com as aulas 100% presenciais, obedecendo a todos os protocolos de biossegurança e cuidado com a saúde da comunidade acadêmica. Nas primeiras semanas de setembro, todos os câmpus realizarão uma programação para recepcionar e dar boas-vindas aos calouros e veteranos da Universidade.

Em São Luís, na Cidade Universitária Dom Delgado, a programação, denominada Show da Acolhida, ocorrerá no dia 5 de setembro, a partir das 17h, no Centro de Convenções da UFMA, com a apresentação da banda de pop-rock Mr. Simple e da Atlética Matraca, do curso de Medicina da UFMA, e da gestão da Universidade (reitor, vice-reitor, pró-reitores e superintendentes).

Centro de Ciências de Balsas - CCBl realizará a recepção aos calouros no dia 5, com início às 18h, no auditório do centro. Na programação, haverá apresentação da Fanfarra Musical Irmã Eustólia, do Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, a apresentação de teatro com o grupo Guerreiros da Fé, apresentação musical com estudantes e professores da UFMA, além de dinâmicas.

No Centro de Ciências de São Bernardo – CCSB, a programação intitulada Semana da Acolhida, também ocorrerá no dia 5. Pela manhã, das 8h30 às 11h30, reunirá os estudantes do curso de Turismo, das 14h30 às 17h30, os do curso de Linguagens de Códigos – Língua Portuguesa e Música, e, das 19h às 22h, os estudantes dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia e de Ciências Naturais – Química. Na programação, haverá apresentação do centro e da direção, apresentação da Diretoria de Assistência Estudantil e as modalidades de bolsas e auxílios, dos serviços oferecidos pela biblioteca, apresentação dos centros acadêmicos e visita guiada no câmpus, além de apresentação cultural.

Programação Semana da Acolhida - CCSB.jpeg

Já o Centro de Ciências de Grajaú - CCGr iniciará sua programação no dia 5, às 17h, com a ação de recolhimento de roupas para doação. Logo em seguida, haverá as boas-vindas aos calouros e veteranos. A programação também contará com a apresentação dos setores do câmpus e com a aula inaugural intitulada “Engenharia Geológica: Conhecendo a profissão e as potencialidades do Maranhão!”. Já no dia 6, também com início às 17h, haverá plantio de mudas, para arborização do CCGr e apresentação dos serviços da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE).

Programação Semana da Acolhida - CCGr.jpeg

No Centro de Ciências de Pinheiro - CCPi, a programação será no dia 6, a partir das 18h, e contará com a aula inaugural intitulada “Formação acadêmica na perspectiva do desenvolvimento humano”, que será ministrada pelos professores Lázaro Oliveira, do curso de Educação Física, e Tamires Barradas, do curso de Enfermagem.

Programação Semana da Acolhida - CCPi.jpeg

A programação do Centro de Ciências de Codó - CCCo, conhecida como Semana Acadêmica Interdisciplinar, ocorrerá nos dias 8 e 9 de setembro, das 14 às 21 horas, e contará com atividades culturais, oficinas, curso e campo de trabalho, roda de conversa com egressos, entre outras atividades.

Programação Semana da Acolhida - CCCo (1).jpegProgramação Semana da Acolhida - CCCo (2).jpeg

No Centro de Ciências de Bacabal – CCBa, a Semana da Acolhida contará com mesas-redondas, minicursos, seminários e palestras com representantes dos diversos cursos que integram o centro. As atividades ocorrerão nos dias 5 e 6, das 9h às 20h, e dia 8, somente à noite, com início às 19h, com o seminário de Parasitologia. A programação completa está disponível no site do CCBa.

Programação Semana da Acolhida - CCBa (1).jpg

No Centro de Ciências de Imperatriz - CCIm, a programação ocorrerá no dia 15. Na Unidade Centro, as atividades serão realizadas das 9h às 11h e, na Unidade Bom Jesus, das 19 às 21h. A programação contará com a presença do diretor do centro, do gestor da SINFRA, da técnica responsável pelas Bibliotecas do centro, de representantes da Assistência Estudantil, além de momento cultural, com um show de voz e violão.

Por: Sansão Hortegal