Programa UFMA Empreendedora e seus cinco subprogramas serão lançados hoje, 30, às 17h, em cerimônia pelo canal da AGEUFMA no Youtube

publicado: 30/11/2021 11h22, última modificação: 30/11/2021 11h25

A Diretoria de Empreendedorismo promoverá hoje, 30 de novembro, às 17h, o lançamento oficial do programa UFMA Empreendedora. O Programa é desenvolvido pela Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão. O evento será transmitido on-line, via canal da Ageufma no Youtube, e contará com apoio de parceiros importantes como as Fundações Josué Montello e a Fundação Sousândrade, além da Federação das Indústria do Estado do Maranhão (Fiema); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) e do Conselho Regional de Administração (CRA).

O objetivo geral do programa, de acordo com o pró-reitor da Ageufma, Fernando Carvalho, é desenvolver ações estratégicas que favoreçam a formação da cultura empreendedora em todos os níveis da comunidade acadêmica, entre discentes, docentes e técnicos administrativos, abrangendo os câmpus da UFMA. “Queremos promover e valorizar, na comunidade acadêmica, a criatividade, o empreendedorismo e a inovação, com vista a trabalhar conteúdos e desenvolver conhecimentos e características comportamentais que permitam a transformação do conhecimento em novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, capazes de resultar em novos empresas, produtos, processos ou serviços”, destaca o professor.

O programa contempla cinco subprogramas, que permitirão fomentar o empreendedorismo em diversas vertentes junto à comunidade acadêmica. Confira-os:

1 - EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Este Subprograma tem como objetivo promover o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades empreendedoras em todos os níveis (ensino médio e técnico, graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos) da UFMA criando uma compreensão ativa sobre como GERAR VALOR para a sociedade a partir de conhecimentos produzidos na UFMA.

2 - STARTUP UFMA

Tem como objetivo principal incentivar e fomentar a criação de empresas de base tecnológica e social por meio da pré-incubação, incubação, aceleração graduação de empresas na UFMA. Nesse Subprograma a Incubadora CONECTA UFMA dará apoio as iniciativas empreendedoras que estejam comprometidos com a concepção e desenvolvimento de novos negócios inovadores nas áreas de tecnologia e social.

3 - EMPRESAS JUNIORES

Este subprograma tem como objetivo incentivar a criação e expansão de Empresas Juniores e formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Município, o Estado e o Brasil

4 - UFMA CRIATIVA

O subprograma UFMA Criativa tem como objetivo promover o intraempreendedorismo na universidade pelo surgimento de novas ideias inovadoras da comunidade acadêmica e administrativa para o aprimoramento da instituição, assim como incentivar empreendedores seniores (servidores aposentados e em processo de aposentadoria) em parceria com Pró reitoria de Gestão de Pessoas da UFMA.

5 - PARQUE TECNOLÓGICO

O subprograma parque tecnológico tem por objetivo estabelecer parcerias com o governo, empresas, instituições de ensino e pesquisa para a implantação ou adesão de um Parque Tecnológico, de modo que a UFMA possa realizar a transferência de tecnologias para o setor produtivo, possibilitando o surgimento de novos investimentos.

O pró-reitor ressalta que nesse Programa serão implementadas várias ações que promoverão a formação empreendedora da comunidade acadêmica e que os cinco Subprogramas contemplam a construção de um ecossistema empreendedor na UFMA, desenvolvendo startups, negócios do ponto de vista empresarial e social, fomentando a participação de discentes, docentes e técnico-administrativos.

Por: Lucio Silva