Notícias

Programa Sem Filtro, da TV UFMA, exibirá nessa terça, 17, entrevista com a delegada Kazumi Tanaka, sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha

publicado: 16/08/2021 16h23, última modificação: 17/08/2021 08h15

Já conhece o programa de debate da TV UFMA, o Sem Filtro? Mediado pela professora do Departamento de Comunicação Social Josie Bastos, o programa conta com a participação de convidados e especialistas sobre diversos assuntos importantes que as pessoas certamente já ouviram falar e têm interesse em conhecer, entre educação, saúde, política e minorias, por exemplo.

Nessa terça-feira, 17, a convidada será a delegada da Coordenação das Delegacias da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka, para discutir sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha e seus desdobramentos na sociedade maranhense.

O Sem Filtro levantou questões e discutiu sobre várias práticas que envolvem violência contra a mulher com quem participa diretamente com o atendimento e suporte de casos. O programa contou também com a participação de Silvia Tereza, jornalista da TV Assembleia; Anne Glauce Freire, jornalista da TV Guará; e Luciana Rodrigues, jornalista da TV UFMA, um grupo composto por mulheres para falar sobre um assunto fundamental para mulheres.

Kazumi Tanaka comentou que dois dos principais lugares onde ocorrem as práticas são em local doméstico e em áreas familiares, especialmente com agressões físicas. Além desse tipo, há também outras formas de violência machista e misógina por parte dos homens, como a psicológica, a verbal e a financeira.

A delegada fala que muitas vezes o homem não é culpabilizado pelos atos por conta de sua dissimulação, permitindo a ele se blindar de acusações e aumentar a dúvida sobre a mulher, que acaba sendo classificada como “louca” por ele, prática conhecida como gaslight.

Kazumi ainda fala que uma das formas de combater a violência contra as mulheres é por meio das redes de apoio. Algumas dessas redes são os grupos reflexivos que existem desde 2008, tanto para homens quanto mulheres, que funcionam como frentes amplas de mudança de posturas que evitam as tradicionais práticas violentas.

O programa Sem Filtro é transmitido toda terça-feira, às 21h, no canal 17 da Claro NET TV, canal 16.1 da TV aberta, canal 316 da Sky e canal 16 da TVN.

 Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: