Programa Rádio Ciência destaca dissertação sobre o jornalismo em tempos de pandemia, apresentada por aluna de Jornalismo do Câmpus Imperatriz

publicado: 05/07/2021 11h54, última modificação: 05/07/2021 13h38

A pandemia de covid-19 provocou grandes mudanças na sociedade, e com a área de comunicação não foi diferente, em que o jornalismo foi impactado e teve que se adaptar. Analisando esse cenário, a aluna Amanda Gama apresentou a dissertação de mestrado “Jornalismo de Fôlego e a covid-19: análise dos conteúdos do tab uol em tempos de pandemia”, assunto que foi destacado no programa Rádio Ciência do dia 30 de junho, da Rádio Universidade FM 106,9. O trabalho compara o conteúdo das reportagens veiculadas pelo site no período de março, abril e maio de 2020, com os mesmos meses do ano de 2019.

Segundo a estudante, conforme destacou durante a entrevista, o objetivo central desta pesquisa é observar as estruturas e recursos multimídia (fotos, vídeos e infográficos) presentes nas reportagens do TAB Uol no período de pandemia da covid-19, fazendo um recorte inicial, em que as formas de noticiar e reportar que já eram baseadas na conexão dos leitores tiveram que começar a se encaixar na rotina de isolamento do público, que se tornou hiperconectado e busca informações a todo momento.

Saiba mais

Marina Gama é aluna da primeira turma do Mestrado Acadêmico em Comunicação do Câmpus Imperatriz. Seu trabalho teve orientação de Izani Mustafá, professora da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação (PPGCom) do mesmo câmpus.

Ouça a entrevista da Rádio Universidade com Amanda Gama na íntegra

Por: Carlos Marques