Programa Rádio Opinião entrevistou diretor eleito do Câmpus Grajaú, Aluísio Fernandes Júnior, que falou sobre metas e expectativas para sua gestão

publicado: 25/02/2022 10h51, última modificação: 25/02/2022 20h48

O programa Rádio Opinião da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu ontem, 24, o professor Aluísio José Fernandes Júnior, diretor eleito do Câmpus Grajaú da Universidade Federal do Maranhão. O professor comentou as eleições, que ocorreram no formato on-line, as atividades produzidas no câmpus e as metas e expectativas para sua gestão.

O diretor eleito fez uma análise sobre a sua campanha e a eleição, ambas realizadas em formato on-line, devido à pandemia. Aluísio comentou os novos meios utilizados para realização de sua campanha eleitoral, como o uso de plataformas digitais como o Instagram e o Whatsapp. “Essa campanha totalmente on-line foi uma coisa nova para todo o mundo que está acostumado com as campanhas presenciais, corpo a corpo, dentro da Universidade. Nesse tempo de pandemia, essa campanha completamente on-line foi um pouco diferente. A gente teve que fazer postagens com as nossas propostas da forma mais sucinta possível. Também realizamos lives com alunos e técnicos, então foi bem diferente”, explicou.

Apesar da mudança no modelo de campanha, o professor afirmou que a eleição foi bastante movimentada, não só no meio acadêmico entre docentes, discente e técnicos, mas também no município. A população demonstrou grande interesse em saber quais eram as propostas de cada candidato e também acompanhou todo o processo eleitoral. Aluísio elencou o potencial da cidade por ser um dos maiores polos gesseiros do Brasil, além de um grande produtor de soja de criação de gado. Ele comentou a importância do trabalho da Universidade para integrar os alunos nesse cenário.

“Essas atividades movimentam bastante a economia da cidade. Em relação a todos esses aspectos econômicos, nós precisamos nos aproximar mais desse capital privado e levar nossos alunos para essas fazendas para podermos tentar oferecer a eles estágios. Precisamos nos aproximar cada vez mais de toda a cidade”, afirmou.

Sobre as metas e expectativas para sua gestão, o diretor eleito falou a respeito dos planos na infraestrutura da Universidade e das metas voltadas para os estudantes, como a criação de um programa de mestrado: “Nosso câmpus já tem pouco mais de uma década, então nós já temos alguns pontos cruciais de infraestrutura que temos que melhorar. Por exemplo, a realização de algumas reformas no telhado. Um dos objetivos é a abertura de um mestrado, já que temos um grande número de professores doutores no câmpus. Além disso, a abertura do restaurante universitário, pois nós temos o espaço físico, mas temos que colocar para funcionar”, finalizou.

Confira a entrevista completa:

Por: Bruna Castro

Produção: Marcos Paulo Albuquerque