Notícias

Programa Rádio Opinião entrevista presidente estadual do Conselho Regional de Medicina Veterinária sobre o abate clandestino e o risco de zoonoses

publicado: 15/07/2021 08h00, última modificação: 15/07/2021 13h23

O programa Rádio Opinião recebeu, na quarta, 14, a presidente estadual do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Francisca Neide, para uma conversa sobre o abate clandestino de animais de consumo e o risco de zoonoses. Dados da Federação dos Municípios do Estado apontam que 73% da carne consumida no Maranhão é de abate irregular, números que inspiraram o lançamento da campanha Abate Seguro, a qual o CRMV apoia. A transmissão do programa está disponível no site da Rádio Universidade 106,1.

A presidente afirmou que a falta de um abate que siga regras de bem-estar animal e boas medidas de higiene representa um risco para a saúde pública. “Quando falamos em abate clandestino, estamos inferindo alguns crimes. É um crime contra a saúde pública, porque causa diversas doenças; um crime contra o consumidor, porque se está oferecendo um produto que não tem segurança alimentar; um crime sanitário e um crime ambiental, porque está poluindo o meio ambiente ao jogar os resíduos do abate na natureza; e crime tributário, porque deixa de pagar impostos”, explicou.

A preocupação também reside na vulnerabilidade econômica do consumidor da carne irregular. Francisca contou que a situação é complexa, mas que exige esforços de instituições de fiscalização e também da população, e que a parceria público-privada é muito importante para um avanço significativo. A presidente destacou que existem fundos federais para o amparo econômico de açougues pequenos. “Minimiza custos, dá empregabilidade, arrecada impostos, as pessoas consumem alimentos seguros e evitam de ocupar leitos nos hospitais”, concluiu.

Confira a entevista completa:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: