Programa Rádio Opinião entrevista o professor e epidemiologista do Núcleo de Modelagem Covid-UFMA, Antônio Augusto Moura, sobre a dupla epidemia de influenza e de covid-19

publicado: 11/01/2022 11h53, última modificação: 11/01/2022 19h07

A dupla epidemia de influenza e de covid-19, e o consequente aumento no número de casos registrados foram temas do programa “Rádio Opinião”, da Universidade FM 106,9, de segunda-feira, 10.  O convidado para tratar sobre o assunto foi o professor e médico epidemiologista do Núcleo de Modelagem Covid-UFMA, Antônio Augusto Moura.

Ele afirma que o aumento no número de casos se deve a uma soma de elementos, em que, apesar de haver uma cepa mais transmissível e o número de internações e óbitos podem vir a subir mais ainda, o cenário atual poderá ser considerado menos grave, devido à campanha de vacinação. “Nós tivemos vários fatores: a chegada das chuvas, as festas de fim de ano, a chegada da Ômicron, gerando aí, essa dupla epidemia. Essa variante parece causar uma doença menos grave, então os países que já passaram ou que estão passando por epidemia de Ômicron estão realmente tendo um número muito menor de internações e óbitos, comparado às ondas anteriores”, alegou.

Antônio Augusto reconhece que os números da vacinação em São Luís deixam a cidade em outro momento, mas que não é hora de relaxar. “Já não é mais aquele momento daquelas restrições em lockdown, não vamos mais viver isso, provavelmente. Mas ainda precisamos de alguma redução de mobilidade para deter um pouco o crescimento dessa onda”, afirmou.

Por esse motivo, ele defende que o carnaval não seja realizado neste ano e que as pessoas procurem tomar as vacinas disponíveis: “A vacina não dá garantia de proteção contra a infecção, contra a doença, mas a redução da hospitalização e da morte é muito grande para quem toma vacina”.

O programa “Rádio Opinião” vai ao ar de segunda à sexta, a partir das 7h45, na Universidade FM 106,9.

Por: João Meireles

Produção: Laís Costa