Programa Rádio Opinião entrevista o pró-reitor da Ageufma sobre a contribuição científica da UFMA e a boa posição da instituição no Ranking de Produção Acadêmica Ad Scientific Index

publicado: 07/10/2021 11h13, última modificação: 07/10/2021 19h35

Na quarta, 6, o programa Rádio Opinião, transmitido pela Rádio Universidade FM 106,9, recebeu o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, para uma conversa sobre a produtividade científica da UFMA no Ranking de Produção Acadêmica Ad Scientific Index. A UFMA ocupa a 87ª posição de universidades na América Latina, e 50 cientistas da Universidade foram citados no ranking, com 15 na posição entre os 10 mil do continente. O programa está disponível no canal da Rádio Universidade FM no Youtube.

O ranking leva em consideração produções acadêmicas dos últimos cinco anos, e a posição da UFMA foi recebida com alegria, contou o pró-reitor: “É um prazer receber essas boas notícias nesse período difícil que o mundo inteiro está passando. A Universidade tem se destacado em vários rankings internacionais e nacionais, mostrando o seu potencial e sua qualidade. O Ad Scientific Index é feito por uma instituição independente, sendo um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e na produtividade científica de cada cientista, ou seja, esse ranking mensura a qualidade científica do pesquisador. Na América Latina, foram analisados 45 mil cientistas e 1.038 universidades”, comentou.

A condecoração dos pesquisadores será realizada no Seminário de Iniciação Científica, ainda sem data marcada, com o Prêmio de Mérito Científico Maria Ozanira, realizado pelo Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proquali). O pró-reitor aponta que não somente os cientistas citados no ranking serão condecorados, mas a ocasião também parabenizará todos os produtores de pesquisa da Universidade. “São cientistas de várias áreas que são muito produtivos. Vamos aproveitar o momento para premiar os pesquisadores que se destacaram”, explicou.

Confira a entrevista no minuto 23:48 da transmissão:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque