Programa Rádio Opinião entrevista o presidente da Comissão Eleitoral das eleições para diretores, chefes de departamento e coordenadores de cursos da UFMA

publicado: 23/12/2021 12h44, última modificação: 23/12/2021 19h02

Recentemente, foi publicado o Edital Nº 01/2021, que trata das eleições para os cargos de diretores, chefes de departamento e coordenadores de curso da Universidade Federal do Maranhão. Para falar um pouco mais sobre o assunto, o quadro Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, de quarta-feira, 22, recebeu o professor Leonardo Soares, pró-reitor de Assistência Estudantil e presidente da Comissão Eleitoral.

Ao ser questionado quanto à importância deste momento para a UFMA, o entrevistado pontuou duas questões que, em seu ponto de vista, são bem expressivas: “Esse processo eleitoral tem vários marcadores expressivos na nossa Instituição. Primeiro, que vamos exercer o momento mais democrático da Instituição, que é a escolha dos nossos dirigentes, nesse caso, diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso; e também porque, pela primeira vez na nossa história, a UFMA vai fazer um processo eleitoral inteiramente remoto, por meio de tecnologias da informação”.

Como critério de elegibilidade, o candidato deve ser docente da UFMA, contudo, devido a uma normativa federal, para o cargo de diretor de centro, é necessário apresentar também a titulação de doutor. Concomitantemente, para votar, é preciso que alunos e técnicos administrativos tenham matrícula ativa.

De acordo com o Edital, as inscrições podem ser apresentadas do dia 6 a 11 de janeiro de 2022. A eleição está prevista para 28 de janeiro do mesmo ano. Aqueles que tiverem sua candidatura deferida, podem fazer campanha eleitoral entre os dias 19 a 27 de janeiro.

Por ser inteiramente eletrônico, o pró-reitor acredita que a participação acadêmica será maior, porém ressalta que quem não tiver acesso à internet pode procurar o câmpus da sua cidade, das 8h às 22h, que haverá sessão eletrônica para votação.

Por fim, ele tem boas expectativas para esse momento, que destaca ser histórico. “Pela primeira vez na história da Universidade, os estudantes da educação a distância, que são estudantes regularmente matriculados, que têm os mesmos deveres e direitos que os estudantes das graduações presenciais, vão poder participar da escolha de seus dirigentes”, celebrou.

Confira a entrevista na íntegra:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque