Programa Rádio Opinião destaca vitória de equipe maranhense em competição nacional portuária

publicado: 09/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - “Nós, aqui no Maranhão, nos juntamos, fomos lá, e ganhamos uma competição desse porte, esse é um pequeno exemplo de quão longe nós podemos ir”, declarou o doutor em Engenharia Naval e Oceânica e professor da UFMA, Sérgio Cutrim, em entrevista concedida ao programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, sobre a maratona tecnológica do Brasil Export, que teve por objetivo criar soluções para problemas logísticos no país.

O evento é o maior Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, e a competição, feita neste ano, contou com 1.112 inscritos de todos os estados brasileiros. A maratona é voltada para o grupo profissional. Foram realizadas seletivas regionais em que a equipe DL Portos, composta pelo professor Sérgio Cutrim e mais quatro participantes, venceu na regional Nordeste com a solução do problema relativo ao tema cabotagem.

Na etapa nacional, a organização selecionou as três primeiras classificadas de cada etapa regional, juntou todos esses grupos e deu um único problema, que foi a análise da eficiência dos berços — locais onde os navios ficam atracados  na operação portuária. Os integrantes, na última semana da competição, desenvolveram um software para fazer a gestão da produtividade e análise da eficiência da operação portuária, em que utilizaram técnicas de Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data, desenvolvendo uma tecnologia capaz de fazer predições e ajudar os gestores do terminal portuário a fazer a tomada de decisão, entre outros aspectos, o que garantiu a vitória na competição nacional.

O prêmio da competição aos vencedores será a realização, em 2021, de uma visita técnica ao Porto de Singapura, para conhecer o ecossistema de inovação e apresentar a solução para Enterprise Singapura, que é uma empresa que fomenta a inovação no local. O professor destacou a expectativa e os planos. “Estamos trabalhando na melhoria do software que foi desenvolvido, e nossa ideia é criar uma startup para ofertar essa solução para o mercado portuário brasileiro”, revelou Cutrim.

Confira o programa Rádio Opinião

Produção: Marcos Paulo Albuquerque