Notícias

Programa Rádio Opinião entrevista a especialista em gerontologia Vânia Holanda sobre o envelhecimento ativo

publicado: 28/07/2021 16h08, última modificação: 28/07/2021 20h06

O programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,1, entrevistou a enfermeira especialista em gerontologia Vânia Cantanhêde Holanda na edição de segunda, 26, data na qual também é celebrado o Dia dos Avós. A conversa teve foco no envelhecimento ativo, iniciativa que contribui para a autonomia e a participação do idoso na sociedade, além da garantia de direitos básicos para a pessoa idosa.

A contribuição social da pessoa idosa tem crescido nos últimos cinquenta anos com o aumento populacional, conforme contou Vânia. “Temos tido ganhos, mas percebemos que, às vezes, apesar de termos direitos constituídos, no dia a dia, a gente não percebe. A pessoa idosa, nos dias de hoje, é muito capaz de brigar pelos seus próprios direitos, temos hoje uma série de informações que chegam por todos os canais, eles estão conectados, estão atentos. E com isso eles conseguem saber quando seus direitos estão sendo negligenciados”, explicou.

A pandemia da covid-19 ampliou o debate do envelhecimento, elucidou Vânia. Os tempos de distanciamento social levantaram consciência sobre a vulnerabilidade de saúde mental e imunológica de pessoas idosas, abrindo palco e voz para pautas da melhor idade e para militantes do envelhecimento. O período contribuiu para a compreensão da saúde e da vivência da pessoa idosa como importância de seus familiares, amigos, e do interesse público, como explicou a especialista.

Para ouvir o programa completo, acesse o site da Rádio Universidade.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: