Programa Rádio Opinião divulga entrevista sobre a Conferência Internacional sobre Sustentabilidade e Diversidade Sociocultural na Amazônia Maranhense

publicado: 28/06/2021 16h23, última modificação: 28/06/2021 19h00
1 | 2
2 | 2

Em entrevista concedida para o programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, o arqueólogo, professor da UFMA e organizador da Conferência Internacional sobre Sustentabilidade e Diversidade Sociocultural na Amazônia Maranhense, Arkley Bandeira, falou sobre a primeira edição do evento, que ocorrerá entre 30 de junho e 1º de julho, de forma virtual, no Canal Institucional da UFMA e no canal do PGCult no Youtube, além de transmissão na página da PGCult no Instagram.

O evento apresentará ao público uma série de temas e discussões a respeito da importância e potencialidade da Amazônia para o Brasil e para o mundo, em especial a Amazônia Maranhense. O projeto é uma realização dos discentes e docentes do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), com o apoio dos Programas de Pós-Graduação de Ciências Sociais, Biodiversidade e Saúde da Universidade Federal do Maranhão.

Durante o debate, o professor Arkley Bandeira ressaltou a importância de discutir a respeito da Amazônia e as problemáticas em seu redor. “O evento é de extrema relevância na atualidade, sobretudo do ponto de vista político e das pressões ambientais sobre a Amazônia como um todo e, mais precisamente, a Amazônia Maranhense, vem sofrendo nos últimos dois anos”, afirmou.

Segundo o entrevistado, além de preparar um tradutor de Libras para o evento, a organização mobilizou-se para transformar os debates e as atividades em uma experiência compreensível para o público. “É um evento em que nós primamos por uma linguagem muito acessível. E, apesar de ser acadêmico, nós propusemos temas que pudessem chamar atenção da população em geral”, declarou.

A organização disponibilizará, ao final do evento, um certificado de 20 horas de atividade para cada participante. Para se inscrever e ter acesso aos links das transmissões de cada dia da conferência, basta acessar a plataforma do Sigeventos da UFMA e realizar o cadastro.

Por: Rutielle Barrozo

Produção: Laís Gomes