Programa Rádio Ciência entrevista coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura sobre roda de conversa sobre a representatividade de crianças negras na literatura

publicado: 07/12/2021 12h03, última modificação: 07/12/2021 14h02

O programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, entrevistou a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (Gepplem), Leoneide Maria Brito Martins, para falar sobre o terceiro episódio da roda de conversa “Leituras e livros que moram dentro de nós”, em que foi realizado um debate sobre a representatividade das crianças negras na literatura.

A roda de conversa é uma atividade de extensão universitária do clube de leitura do Gepplem, com periodicidade mensal. A ação tem a proposta de trazer a participação de um escritor maranhense e um escritor de outro estado, em que o tema escolhido no terceiro episódio foi motivado por novembro ser o mês da Consciência Negra.

“O objetivo é discutir como as personagens infantis e juvenis são visibilizadas na literatura, no sentido de favorecer uma leitura e uma educação antirracista, fazer com que a literatura seja esse instrumento de conscientização e de deleite, mas que, sobretudo, nos permita refletir criticamente sobre o nosso papel na sociedade e as relações que construímos”, explicou Leoneide Maria.

Ela também comentou a importância da educação dessa temática, desde a infância: “Acreditamos que, desde a infância, nós temos que educar nossas crianças para uma sociedade movida pela paz, pelo respeito, pela igualdade, pela valorização à nossa identidade cultural, pela valorização do negro como protagonista da formação identitária do país. E, sobretudo, respeito às diferenças sociais e à pluralidade cultural que caracteriza o nosso Brasil e, certamente, também o nosso Maranhão”.

O evento aconteceu de forma on-line e pode ser acessado na íntegra, por meio do Canal do Gepplem no Youtube.

Por: Bruna Castro