Rádio Ciência destaca projeto sobre visibilidade empreendedora lançado pela EJ de Engenharia Química

publicado: 06/06/2022 16h15, última modificação: 06/06/2022 20h07
Rádio Ciência.png

O projeto sobre visibilidade empreendedora, lançado pela Empresa Júnior do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão - Cidade Universitária Dom Delgado, o Conspeq, foi destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9. O projeto consiste em reconhecer a importância de uma Empresa Júnior (EJ).

Segundo a reportagem de Vitória Sakamoto, os acadêmicos que fazem parte da Conspeq utilizam a trajetória e os resultados obtidos pela EJ como uma forma de incentivo. O projeto conta com a colaboração da Federação Maranhão Júnior, e a expectativa é que o movimento esteja mais presente nos demais Centros da UFMA e de outras instituições.

A diretora de Mercado da Conspeq, Maria Clara Moreira, comentou a importância da iniciativa. “É justamente o incentivo ao empreendedorismo jovem e ao profissional do futuro. Nós temos hoje, no movimento empresa júnior, jovens que, mesmo sem ter saído da Universidade, conseguem entregar soluções inovadoras, criativas para outras empresas, para pequenos negócios, conseguem construir tecnologia fortalecendo os negócios locais e contribuindo também para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado. E, quando você dá visibilidade para esses jovens, você os incentiva a se qualificarem cada vez mais”, destacou.

A partir da visibilidade, as empresas juniores podem se manter no mercado maranhense e incentivar a criação de novas empresas. Por essa razão, a Conspeq segue empenhada em realizar esse suporte, que vai desde a criação ao aperfeiçoamento das entidades. Uma EJ representa uma associação estudantil sem fins lucrativos, que busca, no meio acadêmico, promover a experiência profissional.

Maria Clara explicou sobre os próximos passos da iniciativa. “Nós estamos nos movimentando para conseguir impactar diretamente todas as empresas juniores envolvidas no movimento, além de conseguir mais visibilidade, entrando em contato com outras universidades, com órgãos governamentais e de imprensa. Então, quanto mais instituições nós conseguirmos somar na nossa iniciativa, maior o impacto que nós vamos ter no empreendedorismo jovem”, enfatizou a diretora.

Além de registrada na Federação Maranhão Júnior, a Conspeq, criada em 2012, é federada à Brasil Júnior desde 2019. O portfólio engloba consultoria nas áreas de análises químicas, mapeamento e otimização de processos, controle de qualidade, neutralização de carbono, licenciamento ambiental e plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Ouça a reportagem completa

Saiba Mais

Estudantes com matrícula ativa na UFMA podem ingressar na Conspeq, independentemente do curso e do Centro ao qual estão vinculados. A recomendação é que os interessados fiquem atentos às redes sociais para saberem sobre o início da seleção de novos membros.  No processo seletivo, fatores como experiência, coeficiente de rendimento e histórico não são levados em consideração. Os novos membros serão escolhidos por meio de aspectos comportamentais. Além disso, alunos de outros cursos apenas serão aceitos quando não houver uma EJ em funcionamento no curso de origem.

Para outras informações, basta entrar em contato por meio do Whatsapp (98) 9197-2207, do Instagram @conspeqengenharia ou enviando um e-mail para conspequfma@gmail.com

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque