Programa Radio Ciência destaca pesquisa realizada por residente do HU-UFMA sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos profissionais de UTIs

publicado: 09/03/2021 12h10, última modificação: 09/03/2021 13h58

Em entrevista concedida ao programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, a psicóloga residente do Hospital Universitário da UFMA Fernanda de Sousa Alves falou sobre uma pesquisa realizada por ela em seu trabalho de conclusão de curso sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos profissionais de unidades de terapia intensiva.

A pesquisa, conforme descreveu, ajuda a identificar e compreender os impactos e fatores que mais afetam a saúde mental dos profissionais de saúde durante o período de pandemia. “É importante refletir neste momento como a pandemia tem impactado na saúde mental da população, em especial, dos profissionais de saúde que têm atuado todos os dias dentro das unidades de terapia intensiva”, destacou.

Na entrevista, ela explicou que a pesquisa foi conduzida a fim de abordar um tema atual e relevante diante do contexto de pandemia, utilizando métodos de revisão integrativa por meio de análise minuciosa feita por coleta de dados, em outubro de 2020.

“Alguns dados de algumas pesquisas chegam a demonstrar níveis de quase 80% de depressão, insônia, ansiedade, medo e de estresse entre os profissionais de saúde, dados esses que são muito alarmantes”, afirma a agora residente de Psicologia, Fernanda de Sousa.

Acesse o programa completo e confira mais detalhes da entrevista

Por: Michelle Sousa

Produção: Marcos Paulo Albuquerque