Programa Rádio Ciência divulga guia da Daces sobre a acessibilidade na UFMA

publicado: 10/05/2021 11h11, última modificação: 10/05/2021 20h39

No episódio dessa quinta, 6, o programa Rádio Ciência divulgou o lançamento do e-book “Guia de Acessibilidade: Orientações Básicas”, material elaborado pela Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Universidade Federal do Maranhão, que tem por objetivo mostrar alternativas possíveis e direcionamentos consistentes para membros da educação especial na comunidade acadêmica pelo acesso, permanência, participação, aprendizagem e diplomação. As autoras do material são Fernanda Souza da Silva, Josenilde Oliveira Pereira e Sandra Regina Costa Pereira, servidoras da Daces, além da professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, diretora da Daces.

O material é dividido em doze capítulos, abordando a legislação, as políticas públicas, a tecnologia assistiva e práticas pedagógicas pela acessibilidade. A diretora contou que, com a alta frequência de dúvidas de discentes e docentes quanto a informações de interesse de alunos com deficiência, o e-book serve como um guia, exibindo dados sobre as ações da Universidade, o corpo de profissionais da Diretoria, os equipamentos disponíveis e as medidas já adotadas, configurando-se também um documento histórico e fonte de pesquisa.

O e-book é direcionado a alunos com deficiência e acadêmicos, para auxiliar na compreensão e contribuição com a promoção do pleno desenvolvimento e potencialidades das pessoas com deficiência, transtorno de espectro autista e altas habilidades ou superdotação. “Foi um trabalho feito por várias mãos, um processo demorado para levantar todas essas informações, contudo exitoso, pois vamos deixar um registro histórico da nossa caminhada até agora pela acessibilidade na Universidade”, contou a docente.

Confira o e-book “Guia de Acessibilidade: Orientações Básicas”

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa