Programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9 completa 26 anos de divulgação científica

publicado: 01/11/2021 12h11, última modificação: 03/11/2021 21h28

Em 2021, o programa Rádio Ciência, da Universidade FM 106,9, completa 26 anos de divulgação científica. O programa foi criado em 1995 pelo professor, então coordenador do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFMA em São Luís, Franklin Douglas, a partir da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O programa tem por objetivo fortalecer a cultura e divulgação da ciência, tecnologia e inovação no estado.

O jornalista, doutor em políticas públicas e apresentador do Programa Rádio Ciência entre 1998 e 2009, Franklin Douglas, ressalta que o Rádio Ciência também foi uma escola de jornalismo para diversos estudantes e que hoje são reconhecidos como profissionais de alta competência.

Primeiro, temos a importância de formar a escola de jornalistas. O processo do Rádio Ciência foi totalmente qualificado, desde a produção de texto até o treino de voz, aprender a linguagem específica para cada segmento da ciência, seja das exatas, saúde, humanas, para tornar isso uma comunicação acessível ao ouvinte”, comentou.

Durante esse período, o programa Rádio Ciência esteve à frente de vários projetos de criação e divulgação científica visando diminuir a barreira entre a ciência e o ouvinte, julgando necessária a divulgação da pesquisa do profissional da ciência e sendo transmitido com qualidade por parte do profissional de jornalismo e de rádio.

Confira a entrevista completa no Portal Universidade FM 106,9

Por: Hugo Oliveira